Pesquisar
Close this search box.

Baterias de carros elétricos serão 50% mais baratas até 2030

A Volkswagen quer que o custo de produção das baterias de carros elétricos seja reduzido em 50% até 2030, deixando esse tipo de veículo mais barato ainda nesta década. Além disso, a montadora alemã pretende, na mesma margem de tempo, fazer com que todos os componentes da fonte de energia sejam recicláveis.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) durante o ‘Power Day’, evento dedicado à mobilidade e às novidades dos carros elétricos da marca. O foco do Grupo Volkswagen durante a apresentação foram os projetos de tecnologia para baterias e carregamento, que devem ser implementados nos automóveis até 2030.

E nos próximos nove anos, um dos principais objetivos da empresa é deixar mais barato o custo de produção e, por consequência, as vendas dos veículos elétricos. O valor das baterias é muito representativo no preço final dos produtos, então a fabricante aposta no uso de um mesmo tipo de célula de bateria, que será lançada em 2023 e que até 2030 estará em 80% de todos os carros da marca. Nos veículos de entrada, a composição química das células de bateria será de fosfato de ferro-lítio, o que reduzirá o custo em até 50%. Nos segmentos dos carros médios, que é o maior volume de vendas na Europa, a tecnologia terá maior quantidade de manganês, aumentando a autonomia do veículo e o deixando mais barato em até 30%.

Primeiro celular topo de linha com três câmeras de 64 MP pode chegar em breve

ZTE trabalha em duas linhas de celulares do segmento premium
Foto: Divulgação

A chinesa ZTE confirmou recentemente que trabalha em duas linhas de celulares com foco no segmento premium: o S30 Pro e um novo Axon. Alguns detalhes sobre o primeiro já haviam sido divulgados nos últimos dias, mas o segundo acaba de ter seu conjunto de câmeras revelado pela empresa —e elas são, no mínimo, promissoras.

Segundo o CEO da divisão mobile da ZTE, Ni Fei, o novo Axon —provavelmente chamado de Axon 30 —terá três câmeras de 64 MP cada, conjunto incomum entre os smartphones topo de linha. O executivo não revelou quais seriam as lentes presentes no aparelho, mas comenta sobre um “comprimento focal total”, indicando que uma delas deve ser telefoto.Infelizmente, ainda é cedo para confirmar se o novo conjunto de câmeras do aparelho será suficiente para competir com grandes nomes do mercado, como o Galaxy S21 Ultra, o Mi 11 ou o recém-lançado Oppo Find X3 Pro —este último, por exemplo, possui dois sensores idênticos de 50 MP. No entanto, na teoria o trio tem tudo para garantir uma troca de lentes sem perda de qualidade em gravações de vídeos.

O lançamento do novo ZTE Axon ainda não tem data para acontecer, mas, considerando que a empresa já começou a divulgar suas principais características, é provável que aconteça já nas próximas semanas.

Apple Maps vai informar, em tempo real, se estabelecimento está cheio ou não

Apple está trabalhando novos recursos
Foto: Divulgação

A Apple trabalha em um novo recurso para seu aplicativo de mapas que mostrará se determinado estabelecimento está ocupado ou não. Isso possibilitará ao usuário melhor planejamento para se deslocar a locais públicos —como restaurantes, parques e pontos turísticos —, com a possibilidade de sair mais tarde ou em outro dia em que o movimento esteja menor.

A ideia é que o sistema meça, com base em dados anônimos de celulares, a quantidade efetiva de pessoas que estão naquele lugar em tempo real. A Maçã atualizou as informações no Privacidade, localizado em “Serviços de Localização” de seu sistema móvel, para descrever este recurso. O usuário StijnJB publicou a descoberta no Reddit.

Respeitar a privacidade é sempre uma premissa indiscutível, por isso a empresa garante que os dados seriam completamente anônimos e criptografados. Isso ocorreria sempre que algum aplicativo de localização fosse aberto próximo a um ponto de interesse, embora não tenha ficado claro se seria com base em dados do Apple Maps ou de apps de terceiros.

A gigante de Cupertino ainda não informou quando planeja lançar a novidade nem deu mais detalhes —inclusive, ela não está disponível na versão beta do iOS 14.5. Pode ser que entre em uma nova leva de testes ou em atualização posterior.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar