Pesquisar
Close this search box.

Basf deve iniciar construção de fábrica de oxidação no quarto trimestre deste ano

No quarto trimestre de 2008, a Basf dará início à construção de uma segunda fábrica de oxidação para produção de ceras sintéticas em seu complexo químico de Ludwigshafen, Alemanha. A partir de 2010, a capacidade será duas vezes maior do que a atual, para produzir centenas de toneladas de ceras oxidadas por meio de um processo desenvolvido pela própria empresa.
Essas ceras são usadas principalmente no processamento de plásticos, nas tintas automotivas, e até mesmo na formulação de pastas de dente. “Este investimento trará benefícios também para a região, pois com o dobro da capacidade atual, teremos condições de aumentar nossa competitividade e dessa forma ganhar mercado”, afirma Jennifer Schmitz, coordenadora de marketing de Detergentes e Formuladores para América do Sul.
Assim como na unidade de produção atual, em funcionamento já há mais de dez anos, as matérias-primas –ceras “PE” (ceras de polietileno de baixa densidade)– serão fornecidas pelas fábricas de polimerização do próprio complexo químico. Desta forma, a nova unidade se ajustará perfeitamente ao sistema integrado de matérias-primas e energia, do complexo localizado em Ludwigshafen. “Enquanto a nova planta estiver em cons­trução, também modernizaremos nossa planta atual utilizada para a produção de ceras “PE”,” disse dr. Thomas Greindl,­ diretor de marketing de Care Chemicals & Formuladores.
“Graças à crescente demanda por plásticos em toldo o mundo, o mercado de ceras de alta qualidade continuará se expandindo,” completou Greindl. “Esperamos, com isso, oportunidades de cresci-mento mais atrativas para os nossos produtos.” A Basf comerciali-za mundialmente suas ceras de alta qualidade no segmento de es-pecialidades, disponíveis no mercado em forma de pó, pó fino, grâ-nulos, pastilhas ou em emulsões líquidas.
Em plásticos como PVC, por exemplo, as ceras são usadas como agentes lubrificantes e dispersores. Com o auxílio dos agentes, é possível reduzir a quantidade de energia necessária em maior processamento. Em produtos para o cuidado de pisos e calçados, as-sim como para produtos de polimento e acabamento automotivos, as ceras proporcionam proteção e brilho. O papel brilhoso de revistas também recebe uma cobertura de cera durante sua impressão, para que a tinta não se solte nas mãos ao virar suas páginas. Como um abrasivo neutro em cremes para dentes sensíveis, as ceras complementam o processo de limpeza. As camadas finas de cera encontradas em frutas cítricas as protegem de secagem e manchas. Gomas de mascar também recebem uma camada de filme de cera protetora para conservar seu sabor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar