Pesquisar
Close this search box.

Barbosa é eleito presidente do STF

Se por um lado o novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, é aclamado pela opinião pública principalmente por causa da sua postura condenatória como relator no julgamento do mensalão , por outro, ele não é uma unanimidade entre seus colegas da Corte.
Indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa está no Supremo desde 2003 e é o nono mineiro a ocupar o cargo máximo da Justiça Brasileira. Sua posse deve acontecer na segunda quinzena de novembro após a aposentadoria do atual presidente Ayres Britto, que vai ocorrer dia 18 de novembro.
Nestes quase dez anos de Corte, o novo presidente protagonizou discussões históricas em plenário com praticamente todos os colegas. A mais emblemática ocorreu em abril de 2009, quando Barbosa bateu boca com o então presidente da Corte, Gilmar Mendes. Da atual composição do STF, Barbosa ainda não teve desentendimento com apenas três ministros: o decano Celso de Mello e os dois mais novos: Luiz Fux e Rosa Weber.
Na época, os ministros discutiam uma ação direta de inconstitucionalidade contra o sistema tributário do Paraná. A discussão técnica caiu no campo pessoal quando Mendes questionou as sucessivas faltas de Joaquim Barbosa às sessões do Supremo. “Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite”, respondeu na época Joaquim Barbosa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar