Pesquisar
Close this search box.

Barbosa critica associações de juízes

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, chamou de “politicagem” a iniciativa das associações de magistrados que pretendem enviar uma consulta ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a possibilidade de juízes de primeiro grau serem diretores de empresas e usarem essas companhias para a aquisição de imóveis.
A consulta, na prática, tenta mostrar contradições na compra que Barbosa fez de um apartamento em Miami, uma vez que as associações entendem que a Loman (Lei Orgânica da Magistratura) proíbe que magistrados sejam diretores de empresas.
Barbosa criou a Assas JB Corp., na Flórida (EUA), para a aquisição de um imóvel em 2012. O apartamento, de 73 m2, tem quarto, sala, cozinha e banheiro. O valor é estimado no mercado entre R$ 546 mil e R$ 1 milhão.
“Isso é politicagem. O CNJ não cuida dessas matérias (…) a única coisa que posso dizer a você é o seguinte: eu comprei com o meu dinheiro, tirei da minha conta bancária, enviei pelos meios legais. Não tenho contas a prestar a esses politiqueiros”, disse Barbosa.
O presidente ainda disse que suas opções de investimento não deveriam ser alvo da preocupação alheia. Para ele, existem situações muito mais graves no país, como “o assalto ao patrimônio público, que ocorre com muita frequência”.
“Aqueles que estão preocupados com as minhas opções de investimento, feitas com os meus vencimentos, com os meus ganhos legais e regulares, deveriam estar preocupados com questões muito mais graves que ocorrem no país, especialmente com os assaltos ao patrimônio público, que ocorrem com muita frequência. Essa deveria ser a preocupação principal, e não tentar atacar aqueles que agem corretamente, que não devem nada, enfim, um cidadão correto”.
Barbosa também disse que quem não deve não teme, e que esse ditado é o que cabe para as pessoas que o atacam. “Existe um ditado muito interessante: quem não deve não teme. Quanto a essas pessoas que vivem a me atacar eu digo isso: quem não deve não teme.”
O ministro e os presidentes das associações tiveram divergências sobre a criação de mais tribunais regionais federais. Barbosa chegou a dizer que as associações agiram de forma “sorrateira” na defesa da medida.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar