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Barbearias voltam a ditar moda

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Houve uma época, e não faz muito tempo, que soava até antiquado dizer que ia ao barbeiro cortar o cabelo ou fazer barba e bigode. A moda eram os salões de beleza, os cabeleireiros. Mais eis que alguém teve a ideia de reacender a chama das barbearias como algo exclusivo dos homens. E não é que havia uma demanda reprimida por esses serviços?

O parintinense Karol Carvalho Farias, junto com o irmão Kleiton, é barbeiro desde 1994. Começou num salão popular, no bairro de Petrópolis. “Por volta de 2009/2010, percebi que as barbearias, primeiro na Europa e depois em São Paulo, estavam se modernizando, oferecendo serviços que iam além do corte de cabelo e barba. Naquela época comecei a fazer isso no meu salão, ainda timidamente. Quando mudei aqui para o Jardim Petrópolis, em 2013, para um espaço quatro vezes maior que o anterior, pude colocar vários outros serviços”, falou.

Hoje a barbearia Mr. Karol oferece pigmentação, sobrancelha, tintura, relaxamento, hidratação, massagem capilar e venda de cosméticos, além de um bar com sinuca e TV, somente para homens. “Os homens perderam a vergonha de querer se embelezar”, entregou. Recentemente Karol inaugurou mais uma barbearia, agora no Vieiralves, com serviços de pedicure e manicure, “e temos uma sala para atendimento VIP e o pub com sinuca”. As duas barbearias de Karol empregam 12 barbeiros. “Gosto de dizer que, em Manaus, fui o pioneiro nesse novo formato das barbearias. Hoje elas estão surgindo por todas as esquinas de Manaus, mas somente as melhores ficarão”, previu.

Vai ter até tatuagens
Há cerca de dois anos o empreendedor Caio Magalhães observou que investir numa barbearia poderia ser um bom negócio. “Vi que o potencial existia, porque praticamente não havia mais barbearias especializadas em Manaus”, falou. Em julho do ano passado Caio inaugurou a barbearia “Os Barbeiros”, no Vieiralves, e hoje já tem uma filial no Parque 10 e se prepara para abrir uma segunda, no Distrito Industrial. Atualmente ele emprega 14 barbeiros.

“Nas barbearias de antigamente somente se cortava os cabelos, a barba e o bigode. As de hoje apresentam um mix de serviços que conseguem atrair vários tipos de clientes”, explicou.

Na “Os Barbeiros” cortes de cabelo, barba e bigode são apenas alguns dos itens disponibilizados aos clientes que podem fazer tonalização e alisamento de cabelos, podologia e pedicure, massagem no corpo, limpeza de pele e, em breve, tatuagens, “e ainda tem o bar onde são servidas cervejas e whiskies importados e frios para acompanhar”, completou.

E como atendimento VIP pouco é bobagem, na “Os Barbeiros”, existe uma sala VIP onde o cliente dispõe de todos os serviços prestados na barbearia, mas com atendimento personalizado. “Quando idealizamos a sala VIP, pensamos em atender exclusivamente a noivos, que viriam para cá e receberiam um tratamento completo até a hora de ir para a igreja, mas aí começaram a aparecer formandos, querendo ‘arrasar’ no dia de sua formatura e agora estamos recebendo pessoas que vão para a balada e querem um visual exclusivo na noite”.

Com seus salões sempre repletos de clientes, Caio tem uma receita. “Público tem para qualquer empresa, seja barbearia ou qualquer outro segmento, basta que se preste bons serviços”.

O diferencial: jogos e combos

A BarBearia Vieiralves surgiu da ideia de outro empreendedor. Engenheiro mecânico de uma das empresas do Polo Industrial de Manaus, Maurício Menezes resolveu investir em novos negócios, e o segmento de barbearia foi o escolhido.

“Ele pesquisou e verificou o apelo que as barbearias têm tido nas redes sociais. Hoje os homens não têm mais vergonha, ou preconceito, de fazer bem mais que simplesmente cortar cabelos e barbas numa barbearia, além de quererem um atendimento exclusivo”, contou Sacha Karam Guerreiro, gerente da BarBearia Vieiralves.

A BarBearia foi aberta há apenas seis meses e conta com três barbeiros. Seu diferencial são os jogos. Disponibiliza para os clientes sinuca, pebolim, ping pong, dardos e, em breve, terá fliperama. O bar serve cervejas, whiskies e drinks. Outro diferencial são os combos oferecidos.
“Fechamos parceria com duas empresas, uma lava jato e uma autopeças. O cliente que cortar o cabelo ou fizer a barba, por R$ 50, ganha a lavagem do carro na Auto Garagem; já o corte de cabelo ou a barba, por R$ 60, ganha o alinhamento e o balanceamento do seu carro na ABC Autopeças, e estamos fechando novas parcerias”, adiantou.

No próximo ano está prevista a disponibilização de um podólogo para os clientes da BarBearia. “Hoje o corte de barba é o serviço mais procurado na barbearia, e a pigmentação da barba é o carro-chefe. O serviço custa R$ 20”, adiantou. Satisfeito com o investimento, Maurício estuda abrir a filial de sua barbearia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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