Bancos e preocupação sobre economia puxam as bolsas européias para baixo

As Bolsas européias fecharam em baixa na segunda-feira. As preocupações dos investidores sobre a economia global -e da zona do euro em particular- afetaram os negócios -que já operaram em volume menor, com o fechamento da Bolsa de Londres, devido a um feriado. Os papéis do setor bancário estiveram entre as maiores perdas.
A Bolsa de Paris caiu 1,01%, fechando com 4.355,87 pontos; a Bolsa de Amsterdã caiu 1,34%, indo para 402,70 pontos; a Bolsa de Frankfurt fechou em baixa de 0,72%, com 6.296,95; e a Bolsa de Milão teve perda de 0,63%, ficando com 21.545 pontos.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu sua previsão de crescimento mundial para este ano e 2009, principalmente devido a uma piora nas estimativas de desempenho da zona do euro, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters.
Para este ano, a expectativa é de um crescimento de 3,9%, contra 4,1% anunciados em julho. Para 2009, a projeção do Fundo é de um crescimento de 3,7%, contra 3,9% da previsão anterior. Nos EUA, a previsão de crescimento neste ano ficou em 1,3%, mas para 2009 a expectativa passou para 0,7%, contra 0,8% anunciado no mês passado.
Para a zona do euro, a previsão do Fundo Monetário Internacional neste ano passou para 1,4%, contra a estimativa anterior de 1,7%; para o próximo ano, a expectativa caiu para 0,9%, contra 1,2% anunciado em julho.
Entre os bancos, as ações que mais caíram na segunda-feira foram as do Natixis (-4,1%) e do KBC (-3,2%).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email