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Bancos buscam otimizar relacionamento com clientes

Representantes dos bancos Santander, Banco Panamericano e Sul América Seguros, participam do Seminário “Bancos, Valor, Satisfação e Fidelização”, que irá discutir as estratégias utilizadas pelas instituições financeiras para atrair novos clientes, reter os clientes atuais e otimizar o relacionamento de negócios com a própria base.
O seminário conta também com a presença de um especialista em data base marketing, além de uma consultora em RH e qualidade de atendimento.
Desde que partiu para uma estratégia de alargamento de sua base de clientes, o setor bancário passou a adotar táticas cada vez mais agressivas para promover a “bancarização” de estratos da chamada “baixa renda”, que até então estavam fora do sistema financeiro, e passou também a desenvolver agressivas ações de marketing para atrair clientes da base adversária.
Este ambiente de disputa acirrada e de alta competitividade valorizou a posição do cliente bancário e de produtos financeiros em geral, tornando-o cada vez mais exigente e menos fiel à sua instituição.
Em decorrência, a margem de receitas por clientes foi drasticamente reduzida, fato que obriga os bancos a uma permanente redução proporcional de custos, com objetivo de se manterem competitivos.
É diante deste cenário que cresce nas instituições financeiras a aplicação de soluções de TI (como CRM, data mining e sistemas de data base marketing), combinadas com estratégias de aprimoramento do “peopleware” e dos múltiplos canais de atendimento.

Diversidade de temas

Estas e outras questões serão abordadas pela gerente de relacionamento da Sul América Seguros, Ana Rezende, e pelo gerente-executivo do Santander, Ezequiel Archiprete. Marcelo Consentino, gerente comercial e de marketing de cartões do Banco Panamericano, falará sobre o difícil equacionamento desta problemática junto à população de baixa renda, enquanto Marcos Palmeiro, gerente de data base marketing da empresa Market Data (ex-executivo do Banco Alfa), trará o enfoque para o público de alta renda. A abordagem do ponto de vista do envolvimento das pessoas no processo da qualidade ficará a cargo da diretora da Ágil Contato, Márcia Rangel.

Marketing e varejo

O Seminário “Bancos, Valor, Satisfação e Fidelização”, promovido pela Relatório Bancário, deve reunir cerca de cem participantes ligados ao marketing, estratégias de varejo, canais, atendimento e ainda tecnologia dos bancos, além de empresas de TI e de consultoria que prestam serviços para o setor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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