Pesquisar
Close this search box.

Banco do Sul será criado na segunda-feira

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que na próxima segunda-feira em Caracas será criado oficialmente o Banco do Sul -uma de suas propostas de união regional que, em suas palavras, “o império” (Estados Unidos) e “seus lacaios sabotaram e continuarão sabotando”.

A agência de notícias venezuelana “ABN” informou que Chávez fez o anúncio durante “um recesso da reunião da Comissão Central de Planejamento” econômico da Venezuela, presidida por ele em seu gabinete na noite de terça-feira.

Essa e outras iniciativas como a Telesur, Petrosur, a Universidade do Sul e o Gasoduto do Sul “vão se impondo” progressivamente, graças à “persistência e à mudança da correlação de forças na América Latina e no Caribe”, declarou o presidente venezuelano.

Chávez disse que esperava a participação dos ministros da área econômica dos países-membros no lançamento da nova entidade regional, mas garantiu que essas autoridades ratificaram que “a sede do Banco do Sul será Caracas”.

Segundo veículos de imprensa argentinos, acontecerá uma reunião de ministros sobre o Banco do Sul na próxima segunda-feira no Rio de Janeiro.
A instituição financeira deveria ter sido formada até junho. Em 21 de fevereiro, Chávez dissera que ela nasceria oficialmente em “120 dias a partir de agora”.

Na ocasião, na cidade venezuelana de Puerto Ordaz, Chávez e seu colega da Argentina, Néstor Kirchner, fizeram um acordo sobre a criação do Banco do Sul, “para romper com a dependência a outras entidades de crédito”.
Os dois presidentes manifestaram confiança na união progressiva de toda a América do Sul em torno da iniciativa.
“O memorando de entendimento que assinamos para o começo do Banco do Sul determina que podem aderir, quando desejarem, todos os países (da América do Sul). Ou seja, (o banco) nasce bilateralmente, mas sem abandonar a filosofia multilateral, que é o objetivo final a ser conseguido”, declarou Kirchner à época.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar