Banco Central eleva estimativas para 2011 e 2012

O BC (Banco Central) elevou, no Relatório Trimestral de Inflação, a projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2012, de 4,6% para 4,8%, no cenário de referência. Nas projeções trimestrais para o ano que vem, a inflação esperada ao final do primeiro trimestre subiu de 4,8% para 5,1%; para o segundo trimestre, o BC elevou a estimativa da inflação oficial de 4,4% para 4,6%. A mesma projeção foi repetido para o trimestre seguinte, o terceiro de 2012.
Para 2011 e no cenário de referência, a previsão passou de 5,6% para 5,8%. O BC prevê que ao final do segundo e terceiro trimestres de 2011, o IPCA de 12 meses esteja acima do teto da meta (6,5%). O cenário para este trimestre foi elevado de 6,4% para 6,7% e, para o seguinte, de 6,6% para 6,7%.
O BC divulgou ainda que espera um IPCA de 4,7% no primeiro trimestre de 2013 ante previsão de 4,5% no relatório anterior, de março. Para o segundo trimestre de 2013, o BC prevê um IPCA de 4,4%. O cenário de referencia prevê juros básicos constantes de 12,25% ao ano.

Projeção de crescimento

O BC manteve em 4% a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011. O Relatório Trimestral de Inflação ressalta que o modelo que gera as projeções de expansão da economia utiliza duas variáveis: o produto potencial e o hiato do produto. Por isso, “os erros de previsão associados a essas projeções são consideravelmente maiores do que os erros contidos nas projeções de inflação”.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email