Pesquisar
Close this search box.

Banco Central alerta para alta da inflação em 1º Boletim Regional

Na primeira edição de seu Boletim Regional, o Banco Central apontou índices em elevação do emprego, do comércio varejista e do fluxo de comércio internacional. Por outro lado, a autoridade monetária alertou para “sinais de aceleração mais intensa” da inflação.

Elaborado pelo BC, o “Boletim Regional” vai ser publicado a cada três meses, apontando as condições da economia por regiões e alguns Estados do país (Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas, Rio, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul). “Sob o enfoque regional, enfatiza-se a evolução de indicadores que repercutem as decisões de política monetária -produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros”, informa o BC, responsável, por exemplo, pela definição da taxa básica de juros, a Selic.
Conforme o estudo, a inflação encontra-se contida nas várias regiões, com exceção de onde “o aquecimento econômico mostra-se mais pronunciado, como em Minas Gerais, que registrou, entre os Estados, a maior taxa para os preços livres no ano até agosto”.

Em Minas Gerais, a alta dos preços nos oito primeiros meses do ano foi de 4,07%, pressionada pela inflação dos alimentos. No Brasil, o índice foi de 3,53%. Os preços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação e outros) aumentaram 4,08% no período, em Minas, e 1,19%, no Brasil. Segundo o relatório, de maneira geral, destacam-se os dados de vendas do comércio, os impactos da recuperação agrícola sobre o Sul e o Centro-Oeste e os programas de transferência de renda no Norte e Nordeste.

Por parte da indústria, o BC aponta “maior dinamismo” nas regiões que concentram a produção de equipamentos de transportes -e, principalmente, carros- e naquelas em que a indústria extrativa mineral tem sido estimulada pelas exportações.

Na Região Norte, a autoridade monetária destaca a expansão de 10,3% do volume de vendas entre janeiro e julho –o maior aumento entre as regiões. Quanto à indústria amazonense, aponta a “perda de competitividade de seus produtos no comércio internacional, em especial no que se refere à indústria de itens eletrônicos e de comunicação”.

Na Região Nordeste, o BC também aponta o desenvolvimento do comércio como motor da economia. “A economia nordestina também se favoreceu da expansão das exportaç

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar