Bancada feminina na Assembleia: até agora a maior da história

Nunca antes na história da Assembleia Legislativa do Amazonas uma bancada feminina foi tão numerosa e teve tanta visibilidade. Num passado de Maria de Miranda Leão, Beth Azize, Socorro Dutra e Eunice  Michilles, passando por Amine Daou, Beth Suely e Ilonita Ramos, apenas para citar algumas parlamentares, até chegar ao presente com cinco deputadas:  Alessandra Campêlo (MDB), Joana Darc (PL), Mayara Pinheiro (PP), Therezinha Ruiz (PSDB) e Nejmi Aziz (PSD).  

Mas, não são apenas números, são ações que fazem dessas mulheres o destaque que elas merecem. Alessandra Campêlo, até pouco tempo, primeira vice-presidente da Assembleia. Tem como bandeira de seu mandato a luta contra a violência contra a mulher, além da defesa intransigente dos direitos das cidadãs que vivem no Amazonas. 

Ao responder o que significa ser deputada estadual, ela respondeu dizendo que é muito feliz por ter sido escolhida pelo povo do Amazonas para representa-lo. “Estou no segundo mandato e como mulher a gente sabe que é muito mais difícil. Como prova temos uma bancada atualmente com apensas cinco mulheres. Já foi pior, pois tivemos legislaturas que não tivemos mulher no Parlamento”, disse a deputada. 

Reconhecendo que elas precisam conquistar mais espaço na Política Alessandra afirma que a mulher traz a sensibilidade feminina, traz a pauta da família e da igualdade. “ Nós não queremos ser melhores que os homens, mas sim garantir dentro da sociedade um direito humano que é o direito de trabalhar, andar nas  ruas e receber  salários em pé de igualdade com os homens. É por isso que nós lutamos para que um dia o feminicídio, estupro, violência doméstica, sejam coisas do passado e que fiquem no passado apenas gravados nos livros de história e não se precise falar no dia a dia”, salientou Alessandra.

A deputada ressaltou ainda que culturalmente a mulher ainda acumula muito trabalho. “ É ela que é  responsável pela casa e pela família. Espero que um dia um homem não seja elogiado por fazer trabalhos que ajudem nos afazeres de uma mulher dentro de casa, afinal, cuidar da família é tarefa de todos”, concluiu Alessandra.

Pela primeira vez na história do Parlamento  Amazonense uma mulher alcança o cargo  de líder do Governo. Ela é a deputada Joana Darc que depois de ser vereadora chegou à Assembleia trazendo na bagagem anos de lutas em prol dos animais. Joana é autora de projetos de lei importantes como o “Plano de Parto Individual”, que prevê assistência para as gestantes, antes, durante e depois do parto, afim de combater a violência obstétrica. Autora também do projeto de lei 231/2017 intitulado “Cão Comunitário” que prevê o bem estar e a proteção do animal que vive em uma comunidade específica, de forma com que o animal possa estar incluso nos programas públicos devendo ser castrado, vacinado e receber coleira de identificação Garra e determinação não faltam para essa deputada que  desde quando era vereadora travou a luta pela  construção do primeiro hospital veterinário público do Estado.

Chegando na Assembleia como a parlamentar mais votada no pleito de 2018 A deputada Mayara Pinheiro tem na área de Saúde a sua maior atuação. Médica formada pela Universidade do Amazonas, Mayara tem na defesa do homem do interior um de seus principais desafios. Profunda conhecedora da realidade amazônica, a deputada Mayara tem dado importantes contribuições nesse período de Pandemia.  

Para ela ser deputada estadual significa entrega, pois um cargo público é uma  missão confiada pelo povo com o propósito de servir a população e é preciso de uma dedicação para bem cumprir essa missão. “ Acredito que ter a honra de ter sido a deputada mais votada do meu Estado com mais de 50 mil votos merece cem por cento da minha energia”, disse.

E é com essa determinação que a deputada Mayara tem cumprido seu mandato. “Sou municipalista e priorizo as demandas da Saúde tanto da capital quanto do interior. Apresento projetos que considero importantes para todos os cidadãos”, ressaltou Mayara. A parlamentar acredita ainda que a Assembleia é a “Casa do Povo”, por isso, é preciso reverberar as suas demandas. “Vim com essa missão é não me afastarei dela, haja o que houver”, concluiu a deputada. 

Professora de formação a deputada Therezinha Ruiz tem na Educação sua principal bandeira de luta. Tanto na Câmara de vereadores quanto na Assembleia  sempre demonstrou conhecer também realidade dos irmãos amazônidas que vivem nos beiradões.  Dentre os projetos aprovados, destacam-se:  Criação do Prêmio Professor Inovador, que confere reconhecimento a projetos relevantes apresentados por professores, no âmbito do município de Manaus;  Instituiu a Semana Municipal de Valorização do Educador.  

Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a deputada , ampliou  o alcance de sua atividade parlamentar, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, das mulheres, dos idosos, de melhorias na Saúde e de proteção do meio ambiente E é nesse contexto que a deputada Therezinha Tuiz acredita que ser uma deputada estadual é uma atividade de muita responsabilidade. “ e quando nós dividimos os trabalhos parlamentares com os trabalhos domésticos de mãe, de esposa, precisamos antes de mais nada  termos planejamento para que possamos cumprir todas etapas do nosso dia a dia. Como viúva, participo ativamente da vida dos meus filhos e netos, por isso, essa divisão de responsabilidades precisa ser muito bem feita”, afirmou a deputada.

De acordo ainda com a deputada, no trabalho parlamentar faz parte da rotina  ficar “ligada“ nas notícias e informações, além de cumprir uma agenda que envolve reuniões, plenário da Assembleia, e atendimento à população. “Precisamos receber as pessoas que nos trazem as mais diferentes demandas. Ajudamos no que é possível”, disse.

Therezinha também lembra de que a esse trabalho ela procura encontrar tempo para a família. “ Isso fazemos  nos finais de semana. Não podemos esquecer da família, pois é ela que nos dá a força necessária para o desenvolvimento e a realização de qualquer trabalho”, salientou a deputada.  

Mesmo reconhecendo ser uma jornada pesada, a deputada se sente satisfeita com a escolha que fez para sua vida. “Mesmo cansada, depois de um dia de trabalho, ao chegar em casa, me sinto feliz, pois, sei que as  missões daquele dia, foram cumpridas. “Esse sentimento de dever cumprido de hoje que nos dá a força para o dia seguinte, começar tudo de novo”, concluiu Therezinha Ruiz.  

Marcada por um trabalho social realizado no período em que foi primeira dama do Estado, a deputada Nejmi Aziz chegou na Assembleia para dar continuidade e ampliar as ações aque possam diminuir o sofrimento dos cidadãos amazonenses. Mesmo no início de mandato ela já demonstrou firmeza em seus propósitos. 

Nejmi reconhece o  momento histórico que vive o Parlamento com cinco deputadas  “Me sinto honrada de poder contribuir para um marco na Assembleia Legislativa do Amazonas que é de somar juntamente com minhas colegas deputadas, desta legislatura, um número de deputadas nunca visto no parlamento amazonense. Isso transmite uma mensagem da população que há uma necessidade de maior representatividade feminina na política do estado.

Como não poderia deixar de ser a deputada vem se dedicando ao combate ao Coronavirus. “Com dois meses de mandato me dediquei a contribuir para o tema de maior urgência hoje que é o combate e prevenção ao Coronavírus e principalmente ao suporte às famílias em estado de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Quanto às políticas públicas voltadas às mulheres, a deputada destaca importante ganho. “Conseguimos um importante fortalecimento das políticas de saúde pública junto ao governador Wilson Lima que tem mostrado seu comprometimento com a saúde da mulher e consequentemente das famílias amazonenses. Teremos, assim que as prioridades da pandemia sejam sanadas, o retorno da vacinação do HPV para crianças e adolescentes de 9 aos 14 anos. O HPV gera o câncer que mais mata mulheres no Amazonas que é o câncer de colo uterino e essa vacinação é fundamental para salvar vidas em todo o estado”, concluiu a deputada.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email