Pesquisar
Close this search box.

Balé Folclórico encena ‘Bem do interior’

https://www.jcam.com.br/2906_C2.png

Nos últimos dias de junho, a alegria, as cores e os movimentos típicos das festividades do interior do Estado tomam conta do palco do Teatro Amazonas. Nesta quinta (29) e sexta-feira (30), a partir das 20h, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo “Bem do interior”, que retrata a cultura popular de festas das comunidades interioranas e as danças do folclore da região. As apresentações fazem parte das comemorações pelos 120 anos do teatro símbolo do Estado, com realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura.

Em “Bem do interior”, os integrantes do Balé Folclórico retratam o festejo de casamento típico de uma comunidade interiorana, com toda a tradição das festividades comemorativas, com cenários e figurinos amazônicos. O espetáculo, que teve sua estreia em 2003, é baseado no livro “Dança do Sol ou Tipiti”, do advogado, escritor, historiador e professor amazonense, Mário Ypiranga Monteiro (1909-2004).
“Bem do interior” também retrata danças do folclore popular amazônico, como o boi-bumbá, a dança do paneiro, a dança do tipiti, entre outras. O espetáculo já foi encenado mais de cem vezes e passou por diversas reformulações antes de alcançar o formato atual. De lá para cá, caiu no gosto do público, que hoje pede pela apresentação, segundo Magda Carvalho, assistente da companhia. “Com o projeto ‘Música na Estrada’, levamos a montagem para Porto Velho (RO), onde teve uma grande receptividade”, comenta ela.

Dança, tradição e folclore
Criado em 2001, o Balé Folclórico do Amazonas caracteriza-se pelo repertório que explora as danças típicas da cultura popular e do folclore do Estado.

Sob a direção de Conceição Souza, a companhia integra os Corpos Artísticos do Amazonas e tem como proposta o resgate e a transformação das danças folclóricas em grandiosos espetáculos, para que se tornem conhecidas em todo o Brasil e no exterior.

O Balé reúne 26 bailarinos, que transmitem, por meio da dança, as culturas tradicionais da região amazônica, resgatando a história de toda base folclórica da região. Ao longo de sua existência, o conjunto já apresentou diversos espetáculos que marcaram sua trajetória, como “Beiradão” (2016), “Herança Africana” (2015), “Cenas Amazônicas” (2016), dentre outros.

O QUE?Espetáculo “Bem do Interior” com o Balé Folclórico do Amazonas
QUANDO?Quinta-feira (29) e sexta-feira (30), sempre às 20h
ONDE?Teatro Amazonas (Eduardo Ribeiro, 659, Centro)
QUANTO?Dia 29: Ingressos a R$ 20 (inteira) para plateia e frisas; demais assentos livres.
Dia 30: Entrada gratuita

INFORMAÇÕES?
 Livre. – (92) 3232-1768

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar