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Balão que levará turistas ao espaço é testado e venda de ingressos começa

No último dia 18 de junho, a Space Perspective realizou o primeiro teste com seu balão estratosférico que será usado parar levar pessoas ao espaço a bordo da cápsula tripulável Space Neptune. O sucesso garantiu o anúncio dado pela empresa, na quarta-feira (23), sobre o início da venda de ingressos que proporcionarão aos seus clientes uma viagem de seis horas, oferecendo uma perspectiva única da Terra e do céu profundo a partir de 2024.

Conforme anunciado pela Space Perspective no ano passado, qualquer pessoa com US$ 125 mil poderá garantir uma viagem única de contemplação da curvatura da Terra a partir da fronteira com o espaço — e tudo isso sem o desconforto da aceleração ou microgravidade experimentados em voos espaciais convencionais. Com capacidade de transportar até oito pessoas, a cápsula Neptune atingirá até 30 km de altitude.

A bordo da cápsula carregada pelo balão no teste do dia 18, a equipe responsável pelo projeto colocou uma maquete de tamanho real — mas não com o peso real — e chegou a uma altitude de 33 km. Após seis horas e meia do seu lançamento, a cápsula pousou em meio ao Golfo do México, a cerca de 80 km da costa da Flórida, que foi seu local de partida. O teste, segundo a Space Perspective, é fundamental para ter uma noção do conceito de operações de voo e controle do balão. Uma vez que os dados obtidos durante o teste não revelaram anormalidades, Taber MacCallum, co-fundador e co-diretor executivo da Space Perspective, explica que a empresa passará os próximos 9 a 12 meses trabalhando em um projeto mais detalhado da cápsula Neptune antes de realizar uma nova rodada de testes com um verdadeiro protótipo. “Esperamos aprender muito à medida que passamos por esses testes iniciais e, em seguida, pegar todas essas informações e entrar no ciclo de design”, acrescenta MacCallum.

Lenovo anuncia cinco novos tablets e um relógio com Assistente do Google

Lançamentos da Lenovo trazem inovações – Foto: Divulgação

A Lenovo realizou mais um lançamento virtual na MWC 2021 para lançar tablets e um relógio de cabeceira com assistente virtual. São no total seis novos dispositivos, sendo cinco tablets, e alguns deles ainda são vendidos com acessórios opcionais.

O Yoga Tab 13 é o mais avançado, com o Snapdragon 870 e recursos poderosos, além de um suporte embutido para uso apoiado em uma bancada ou pendurado em ganchos e afins. Há ainda os modelos Yoga Tab 11, Tab P11 Plus, Tab M8, Tab M7 e o Smart Clock 2, cada um com características próprias e telas que variam de 4 polegadas, no caso do relógio com assistente, até 13 polegadas.

Espelhos giratórios são a nova aposta para produção de energia solar concentrada

Heliogen criou sistema que usa espelhos giratórios para refletir e armazenar a luz do Sol – Foto: Divulgação

A empresa norte-americana Heliogen criou um sistema que usa uma grande quantidade de espelhos giratórios chamados heliostatos, capazes de refletir e armazenar a luz do Sol de maneira mais eficiente. A tecnologia produz energia solar concentrada por meio desses refletores instalados em áreas planas com alta luminosidade.

A primeira usina comercial de energia solar concentrada surgiu no final da década de 1960, mas foi deixada de lado por causa dos altos custos de produção, o que inviabilizava a distribuição da eletricidade em larga escala, principalmente para regiões mais afastadas do local de captação da energia.

Agora, o sistema térmico criado pela startup é capaz de produzir temperaturas de até 1.500º C, mais que o triplo do calor gerado por soluções anteriores. Eles usam um algoritmo de aprendizagem de máquina para posicionar os espelhos de forma precisa, com variação mínima de um vigésimo de grau. Isso torna o processo mais eficaz e comercialmente mais atrativo.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
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