Baladas em isolamento pipocam no Brasil e no mundo

A quarentena para conter o avanço do novo coronavírus causou um apagão imediato em boates do mundo inteiro. Passado o susto, DJs e fãs de música eletrônica testam alternativas, como a balada à distância.

Depois de participar de uma festa no Zoom e voltar para contar a história, a reportagem também mostra dicas de como fazer sua própria balada remota ou, se preferir, visitar os endereços virtuais dos principais eventos.

Há vários projetos pelo mundo semelhantes à Boate aZoom, criada pelo DJ Omulu, do Rio de Janeiro.

De Toronto saiu o Club Quarentine, que recebe até mil pessoas, sempre com fila (virtual), e foi chamado pelo site “The Cut” de “o clube mais quente” da quarentena.

Em uma destas festas do Club Quarentine, em parceria com a revista “Paper”, Pabllo Vittar foi DJ. Charlie XCX também já discotecou por lá.

Em Nova York há o Club Quarentee, que tenta emular uma experiência “VIP”, com ingressos de US$ 10 a US$ 80 – os mais caros permitem entrar em salas junto de DJs webcelebridades e dançarinas.

Um coletivo de Londres tem feito eventos no Zoom chamados Queer House Parties, sempre para mil pessoas, reunindo o público LGBT, fundamental na cena da música eletrônica.

Em Berlim, a meca dessa cena, os clubes se juntaram no site United We Stream, que transmite discotecagens todas as noites, além de reunir doações. E esse site já tem filiais em outras cidades da Europa.

Como fazer uma festa à distância?

O Zoom, aplicativo que surgiu como ferramenta para reuniões e conferências à distância, foi descoberto como solução para estas festas. E elas podem ser menores. Para ajudar quem quer promover uma entre amigos, o DJ Omulu explicou o passo a passo.

Veja o passo a passo de Omulu para fazer uma festa dentro do Zoom:

  • É difícil fazer sem usar uma conta paga. As de menor valor já permitem fazer livremente reuniões de mais de 40 minutos. A conta mais simples tem limite de 100 pessoas.
  • O criador do evento tem que usar a opção automática de colocar todos os presentes no mudo – caso contrário, a festa viraria um ruído só. A interação entre o público é por chat de texto.
  • No menu avançado de compartilhamento no Zoom, há a opção “compartilhar música ou áudio”. Esse é o segredo. Selecione essa opção, e o som do seu computador passa a ser transmitido.
  • Mas ainda é preciso usar um programa para fazer a discotecagem (Virtual DJ, Traktor, Rekordbox, Serato ou outro). Na configuração deste programa, você deve escolher o Zoom como saída de áudio (opção “Zoom audio device”).
  • Parte técnica resolvida, o DJ também deve usar seu microfone para atuar como MC, ou mestre de cerimônias. Dar aviso aos presentes, promover interação – enfim, ser o anfitrião da festa.

Fonte: Redação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email