Pesquisar
Close this search box.

Baixaria organizacional

Precisamos rever conceitos urgentes em todas as organizações. É inacreditável como temos uma enorme facilidade de conseguir criar novos conceitos a partir do momento que colocamos em dúvida, criticamos e analisamos em contextos diferentes. O ruim de tudo isto é o equivocado egocentrismo em todas as ações. Na política partidária temos pessoas com ideologias garantindo na teoria o engrandecimento em todos os sentidos. Nas empresas os profissionais dizem estar buscando uma melhor rentabilidade. Justificativas são várias para informar o porquê de alguns erros.
Os ataques pessoais e profissionais são uma constante dentro e fora de nossas organizações, pois a ausência da verdade também tem sido uma constante, criando uma grande inversão de valores em todos os sentidos. Na verdade já há muito tempo vivemos uma grande ilusão real.
Mudar conceitos é muito salutar desde que seja buscando o crescimento intelectual e profissional e criando novas teorias e modelos de gestão. Vivemos um momento muito interessante na política brasileira. Não podemos ter a miopia e deixar se levar por discursos inflamados querendo criar situações incontroláveis.
Precisamos continuar analisando as ações como algo recheadas de interesses e assim poderemos entender por que tanta briga entre os políticos para adquirir o poder, pois no geral dizem estar lutando por nossos direitos. Mas não esclarecem o porquê de tanta vontade. Em nossas empresas algo parecido ocorre e isto é muito preocupante.
Há uma inversão de valores na grande maioria das ações necessárias para buscarmos o sucesso. A lei criada para buscar igualdade a todos, trabalha na contramão do processo e grandes profissionais conseguem interpretá-las da melhor maneira possível na busca do individualismo que prevalece em todas as organizações. Justificativas absurdas do ponto de vista moral são amparadas por leis ultrapassadas dentro e fora das organizações. Acusações absurdas são levantadas prejudicando consideravelmente profissionais e pessoas. Ataques constantes são feitos e revelações bombásticas elaboradas para “puxar o tapete” daquele que representa uma ameaça.
A ausência da verdade na maioria das ações realizadas nos trás uma sensação de impotência para poder resolver os problemas existentes e muitas vezes passamos a não acreditar em um progresso real pautado na integridade, ética, honestidade e transparência. O momento de dificuldade deve ser o mais bem aproveitado, se trata-se de uma situação instável apropriada para buscarmos o desenvolvimento no mais amplo sentido.
Já vivemos uma grande ilusão real há muito tempo. Conseguimos ver na história brasileira que muito foi feito de errado, todavia tudo muito bem escondido de todos. O tempo passa e pouco se mudou em relação aos erros. A diferença é a participação ativa da mídia descrevendo quase tudo que acontece levando esclarecimento para uma grande parcela das organizações.
Precisamos trabalhar muito nas empresas e em todas as demais organizações existentes a fim de também revolucionarmos a busca da excelência, demitindo os reais culpados das incompetências ocorridas e realizando as melhores contratações. Na política podemos realizar isto através do voto. Nas empresas através da melhor capacitação e liderança.
Assim poderemos iniciar um processo para realmente fazermos a diferença e a ausência da verdade dará lugar a fatos reais para podermos realizar uma grande revolução organizacional e assim a ilusão real destacada aqui será apenas um sonho. Uma certeza pode ser destacada, a revolução já começou há muitos anos atrás e devemos fazer nossa parte sendo coerentes e práticos a ponto de não nos iludir imaginando que tudo começou somente agora.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar