Pesquisar
Close this search box.

Bairro Ipiranga, em São Paulo, vira destino turístico com projeto

Um dos mais antigos bairros da capital paulitana, o Ipiranga, situado no sudeste de cidade, deve consolidar-se como destino turístico até 2011. Lançado oficialmente no final de 2008, o Projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga entra na fase de consolidar as parcerias para iniciar os processos de capacitação dos envolvidos com o turismo do bairro.
Na primeira fase foi feito um levantamento das atrações turísticas da região, entre museus, casarões antigos e restaurantes. Posteriormente, os proprietários dessas atrações foram convidados a aderir ao projeto.
A partir das adesões, consultores visitaram os empreendimentos e identificaram as principais falhas que impedem a profissionalização do turismo na região. Até agora, 56 empreendimentos já receberam o diagnóstico técnico.
As capacitações visam contribuir com a profissionalização dos atrativos turísticos e culturais. “É hora de transformar os potenciais turísticos em atrativos turísticos”, comentou a analista do Sebrae/SP e uma das gestoras do projeto, Andréia Bertolasi.
O plano para recuperar a história do bairro e transformar aspectos históricos, culturais e gastronômicos em atividades turísticas é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga, da Subprefeitura do Ipiranga, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e do Sebrae/SP, por meio do Escritório Regional Capital Leste.
As ações vão envolver aulas de inglês e espanhol, capacitação gerencial e operacional, entre outros treinamentos. “Até meados de 2011, nossa idéia é estabelecer três roteiros turísticos no bairro: o Roteiro Histórico Cultural, o Roteiro de Diversão e Arte e um Roteiro Religioso”, descreveu o consultor de turismo do Sebrae/SP, Diego Mendes.

Turismo da experiência

O Ipiranga é um dos bairros mais antigos da cidade. Ali há importantes pontos históricos, dentre os quais o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que recebe, em média, 400 mil visitantes por ano.
Os parceiros do projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga calculam que no bairro há cerca de 175 atrações, entre pontos turísticos, estabelecimentos de alimentação, agências de turismo e empreendimentos culturais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar