Pesquisar
Close this search box.

Azul transporta 2,2 mi de passageiros no primeiro ano

A companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas transportou 2,2 milhões de passageiros em seu primeiro ano de operações e deverá ter lucro este ano, disse seu fundador e presidente, David Neeleman.
Mais conhecido por ter lançado a JetBlue Airways há uma década nos Estados Unidos, Neeleman disse em entrevista que acredita que a Azul seja a primeira empresa aérea do mundo a superar a marca de 2 milhões de passageiros transportados em seus primeiros 12 meses de operações.
“A empresa opera hoje 14 aviões que atendem 16 cidades. Quatro destinos serão acrescentados este ano e sua frota subirá para 21 aviões até o final de 2010 e para 33 até 2011”, disse Neeleman.
A Azul opera os modelos E-195, de 118 assentos, e E-190 de 106, ambos da Embraer.

Capacidade ocupada

O grupo voou com cerca de 80% de sua capacidade ocupada em 2009, a maior taxa entre as principais companhias aéreas do Brasil, de acordo com a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil).
A Azul terminou o ano com 3,8% do mercado de passageiros domésticos. TAM e Gol possuem juntas 87%.

Dificuldades de financiamento

Há um ano, quando a Azul se preparava para seus primeiros voos, Neeleman reclamou que os mercados de crédito congelados dificultavam o financiamento da frota.
Mas, apesar da situação, a companhia, que atraiu US$ 200 milhões em capital de investidores dos Estados Unidos e do Brasil, conseguiu enfrentar essa dificuldade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar