Pesquisar
Close this search box.

Aviação brasileira ainda é uma das mais seguras, afirmam sindicatos

A aviação civil brasileira é uma das mais seguras do mundo. A afirmação é repetida por representantes do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários). Segundo ambos, os aviões registram índices de acidentes menores que o dos demais meios de transportes.

“A aviação é um modal de transporte dos mais seguros que existe. Mais seguro que a aviação só mesmo o elevador. Além disso, todos os modais de transporte têm índices de acidente muito maiores do que a aviação”, afirmou Ronaldo Jenkins de Lemos, assessor de Segurança de Vôo do Snea.
De acordo com Jenkins, o Brasil é considerado um dos países mais seguros do mundo na aviação, com número de acidentes abaixo da média mundial, de 1,2 acidente a cada 1 milhão de decolagens. “O Brasil está em torno de 0,9 acidente por 1 milhão de decolagens”, disse.

Para Ronaldo Jenkins, o número de acidentes domésticos é maior do que a quantidade de desastres na aviação. Uma série de estatísticas já foi feita no mundo inteiro. “Andar de bicicleta é menos seguro do que andar de avião”, ressaltou.
A opinião de Jenkins é compartilhada por Carlos Camacho, diretor de Segurança de Vôo do SNA. Na avaliação de Camacho, o transporte aéreo brasileiro não é excelente, mas continua com nível de segurança de razoável a bom. “A aviação brasileira é segura, com cautela”, afirmou.
Segundo Camacho, o Brasil está à altura dos grandes países no setor aéreo. “Estamos equiparados aos cinco melhores países no transporte aéreo, tal como os Estados Unidos e alguns países da Europa. Em dados momentos, somos até mais seguros que os Estados Unidos”, alegou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar