9 de maio de 2021

O que toda a empresa visa é aumento de performance, pois é assim que se consegue melhores resultados em todos os sentidos. Que tal destrincharmos o aumento de performance, como consegui-lo e, principalmente, como mantê-lo?

Diversos aspectos são importantes para você melhorar seu desempenho, contudo temos um que é primordial: predisposição física. Se você tiver conhecimento, know-how, experiência, porém não tiver energia suficiente para desempenhar, toda a sua base não fará muito sentido para o seu empregador.

Quando falamos de energia e predisposição física, estamos falando de alguém que é motivado, que não é preguiçoso, que se movimenta se precisar e que esta ali, acordado para fazer o que precisa ser feito, sendo equipe – independente de ser líder ou não, mas principalmente se for o líder.

O sedentarismo é algo que impacta diretamente a produtividade e o aumento da performance dos profissionais. Por esse motivo é tão importante você ter toda a parte intelectual cabível a sua posição, mas também que você esteja fisicamente preparado, uma vez que o trabalho também puxa seu lado físico.

Para que se consiga de fato manter uma regularidade, são necessários alguns pontos de atenção:

Entenda a necessidade real

É muito comum deixarmos de lado esse aspecto da nossa vida na correria do dia-a-dia, pois parece que não é tão importante quando colocamos na balança com as atividades do trabalho.

Sendo assim, eu te convido a pensar de uma forma diferente, para que você não se sabote: cuidando do seu aspecto físico, além de estar cuidando de si mesmo, você também estará cuidado 1) da sua carreira – com mais energia, conseguirá fazer mais em um mesmo espaço de tempo; 2) estará cuidando da sua família – que terá você por mais tempo e com saúde, além de trabalhar sua longevidade para as pessoas que você ama.

É essencial que você consiga um tempo para cuidar de si e do seu aspecto físico. Dessa forma, muito provavelmente todos os aspectos da sua vida irão bem.

Decida

Fato é que a maioria das pessoas não gostam de se exercitar. Nesse momento, além de cuidar do seu físico, você também estará cuidando da sua saúde mental, uma vez que será um momento para extravasar os estresses causados no ambiente de trabalho.

Analise seu perfil e tempo, e encontre a solução ideal. Para muitas pessoas, principalmente as que trabalham em fábricas, por conta do curto tempo, a solução ideal tem sido ir a academias. Outras opções além de academias, são crossfit, algum esporte específico, corridas, natação, ciclismo, entre outros.

O importante é que você escolha algo que lhe dê algum prazer, pois ajudará você a ter uma permanência maior. Se você não gosta de nada (acontece!), procure algo que seja “o melhor dos piores”, mas a escolha. E a decisão de fazer, é essencial.

Crie um hábito

Quando você quer ter um novo hábito, é importante criar uma rotina. Nós, seres humanos, nos acostumamos as nossas rotinas e, mudá-las, por muitas vezes, pode ser muito difícil – mesmo que seja algo que queiramos muito.

Para que isso aconteça, planeje seu dia e sua semana. Literalmente, monte um calendário diário, onde terá um horário reservado para sua atividade física. Tenha em mente que este compromisso não é secundário e deve ser dado prioridade tal qual seria para um compromisso de trabalho. Para isso, reserve um horário tangível – não coloque para colocar 10 minutos após o término do seu trabalho, se você sabe que isso não vai acontecer.

O ideal é que seja sempre no mesmo horário todos os dias, ao menos no início, até que essa rotina faça parte de você. Caso em algum dia seja realmente impossível sua ida, no dia seguinte esteja lá. Não caia na sabotagem de que, se você não foi um, dois dias, já não terá mais motivo de ir. Faça disso uma motivação para não faltar mais.

Facilite

Seja qual for a atividade que você escolha, procure fazer num local próximo ou à sua residência, ou ao seu local de trabalho. Mesmo que seja o melhor lugar da cidade, mas se não fizer parte da sua logística, cedo ou tarde fará você desistir.

Saia de casa pela manhã com tudo o que você precisa. Como dica, prepare sua bolsa na noite anterior com tudo o que você irá precisar, seja para a prática do exercício ou para tomar banho e depois ir ao trabalho. Tenha uma bolsa com seu kit de atividade física, deixando para acrescentar no dia seguinte apenas sua roupa para o trabalho (se for o caso de sua atividade ser cedo pela manhã, isso para que sua roupa não amasse).

Tenha metas

Coloque uma meta para si mesmo, de permanecer neste exercício por, no mínimo, 3 meses. Após essa meta alcançada, estabeleça outras metas, podendo ser com diferentes indicadores, por exemplo tempo, ganho de massa ou perda de peso.

A cada meta alcançada se presenteie com algo relacionado ao seu exercício, como exemplo um equipamento ou roupa que possa lhe ajudar na prática dele, ou seja, algo que vai fazer você perpetuar no seu objetivo.

Inclusive, sobre compras, dê prioridade apenas os equipamentos necessários para o início e ao longo de sua caminhada, conforme seu interesse e intensidade aumentem, compre mais itens. Isso será um incentivo para você continuar por mais tempo.

Caso você queira um resultado maior ou específico, procure um profissional da área para lhe ajudar, seja um nutricionista, personal trainer ou esteticista.

Não esqueça do seu objetivo

Lembre-se que seu objetivo não é ser um esportista a partir de agora. Mas, ter mais energia, disposição, aumento de produtividade, de tempo de vida e saúde, além de utilizar essas novas qualidades para seu trabalho e sua família.

E sim, precisa se tornar um estilo de vida. Estilo de vida saudável e que, poderá ser positivamente copiado por outros. Como meu pai dizia, “as coisas boas devem ser copiadas”.

Como incentivo, por saber que essa é realmente uma mudança difícil, esse é o estilo de vida que propus a mim mesmo. As dicas que dei para vocês são bastante práticas e são as que utilizo para me manter nesse estilo de vida. É questão de organização e de priorizar. No meu caso, é um esporte que além de trabalhar minha questão física, é prazeroso para mim e serve também como uma verdadeira terapia. Sabe aquela coisa que faz você se sentir bem e feliz? Pois é! Ajuda em vários aspectos.

Hoje é quarta-feira, um excelente dia para você começar a planejar a nova rotina e vida que você pode ter – basta decidir – a partir dessa segunda. Planeje na quinta e sexta, aproveite o sábado para se inscrever e comprar o básico para o seu início, e na próxima segunda, faça acontecer!

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email