Pesquisar
Close this search box.

Aumenta uso de email para marketing

A 4ª edição da pesquisa “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras”, realizada pela WBI Brasil e Dinamize, em parceria com a Focal Pesquisas, aponta um aumento no número de empresas brasileiras que fazem uso doe-mail marketing como ferramenta de comunicação junto a seus públicos.
O estudo apontou que 71,5% das corporações no país utilizam essa mídia para a divulgação de produtos e serviços junto a seus clientes, contra 64,5% constatado na última edição da pesquisa, realizada em 2007. Do total de empresas que fazem uso dessa mídia, 30,2% realizam envios semanais, 19,9% mensais, 15,1% quinzenais e 13,7% diários. Das organizações que ainda não realizam ações de e-mail marketing, 37,5% planejam investir nesse tipo de mídia nos próximos meses.
Para o diretor de Marketing da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, três fatores podem ser apontados como principais propulsores para o crescimento no uso do e-mail marketing pelas empresas no país. “O primeiro fator está relacionado à profissionalização dos gestores responsáveis pelas ações na web, que têm procurado se capacitar em relação à criação, definição de métrica de monitoramento e momento oportuno para o disparo do e-mail. O segundo fator diz respeito à segmentação da base, que hoje está muito mais qualificada e separada de acordo com o perfil e área de interesse dos consumidores”, assinala.
Outra questão levantada por Kendzerski diz respeito ao comportamento do consumidor quando do recebimento de uma peça de e-mail marketing. “Hoje o usuário mostra-se muito mais receptivo em relação a esse tipo de comunicação do que em anos atrás. O consumidor passou a identificar quais são as empresas que realizam ações de e-mail marketing que lhe interessam e o que é classificado como e-mail indesejado. Sendo assim, os percentuais de taxas de abertura/leitura têm crescido consideravelmente e em função disso a taxa de conversão em vendas oriundas dessa mídia mostra-se como uma das mais altas do mundo”, destaca.
Nessa edição, 70,8% dos entrevistados disseram ter efetivado alguma compra online e/ou contratado algum serviço após receber um e-mail marketing. As demais edições das pesquisas apontaram índices bem mais baixos: 48,46% em 2003; 49,14 % em 2005; e 64% na pesquisa realizada em 2007.

Procedimentos adotados

A pesquisa também quis saber os procedimentos adotados pelas empresas ao receberem um spam, a periodicidade com que organizações se comunicam com os funcionários via e-mail, uso de ferramentas para o bloqueio de e-mails indesejados, entre outros dados relacionados ao e-mail. A íntegra da pesquisa pode ser consultada no site da WBI Brasil, na seção Pesquisas, no tópico 4ª edição da Pesquisa “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras
O estudo “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras” foi realizado junto a 2.845 profissionais de organizações de diferentes segmentos de atuação em todo o país participantes das edições do Café COM Internet, evento sobre marketing digital promovido pela WBI Brasil nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar