6 de dezembro de 2021

O mês de novembro reveste-se de dupla importância para a saúde. Além da prevenção do câncer de próstata, também temos o Dia Mundial do Diabetes. Por isso, nunca é demais alertar para o perigo do câncer de próstata e diabetes, e o que a pessoa pode fazer para prevenir e controlar essas doenças.  

   Esse é o mês escolhido para focar na saúde masculina, não que os demais meses devam ser negligenciados, mas é por causa da existência do Dia Nacional do Câncer no dia 27 de novembro, mais um motivo para abrir os olhos, até porque muitas pessoas só procuram atendimento médico quando estão sentindo dor.  

   Não vale a pena colocar sua vida em perigo. Dados mostram que os homens procuram menos atendimento médico e cuidam menos da saúde, o que pode causar diversas doenças silenciosas como hipertensão, diabetes e câncer. 

Observar a rotina e a maneira de viver das pessoas também é de suma importância.  

   Existe um Check-List acerca dos hábitos saudáveis que salvam vidas: ter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, ter momentos para relaxar, não fumar e ingerir álcool com moderação. Se a pessoa não estiver fazendo a maioria dos itens citados ou precisa de ajuda para começar a ter hábitos saudáveis, vale procurar imediatamente ajuda médica. É o que sugere a Amparo Saúde. 

   Muitos homens sentem vergonha ou encaram a visita ao Urologista como um tabu. Outros sentem vergonha da gozação dos outros colegas. Besteira! Não existe nada melhor do que evitar riscos ou doenças, ou procurar a cura com bem antecedência, quando for o caso. 

   Infelizmente que, numa sociedade machista, ainda existam maridos que não deixam suas esposas fazerem os exames ginecológicos. No caso dos homens, espera-se das esposas um comportamento parceiro que busque evitar que eles deixem de lado os exames necessários. Á verificação é necessária e vital. 

   Atenção! Para os homens que têm casos de câncer de próstata na família é recomendado que os exames comecem a partir dos 40 anos, fazendo sempre o autoexame para identificar possíveis nódulos ou varizes testiculares.  

   O movimento Novembro Azul nasceu para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que, se descoberto no início, chega a ter mais de 95% de chances de cura. 

   Já o Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para a manutenção das células do nosso organismo. 

   Para controlar o diabetes é preciso passar por uma mudança no estilo de vida, como deixar de fumar, manter uma alimentação saudável e mais natural possível, pobre em doces e carboidratos em geral, como pão, arroz ou massa, além de evitar bebidas alcoólicas e praticar atividade física de forma regular. 

   Por fim, é fundamental sempre procurar orientação médica e nunca fazer a chamada automedicação. Também é muito importante que todas as indicações médicas sobre o tratamento que pode envolver remédios, insulina e monitoramento dos níveis de açúcar no sangue sejam feitos nos horários corretos e da forma indicada. E lembrar sempre que vale a pena viver. 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email