Pesquisar
Close this search box.

Auditor do Amazonas lança livro e Tocantins realiza I Fórum Internacional de Educação Fiscal

Auditor do Amazonas lança livro e Tocantins realiza I Fórum Internacional de Educação Fiscal

O público interessado em temas relacionados à cidadania fiscal conta agora com uma importante referência bibliográfica: o livro “Outros olhares sobre a Educação Fiscal”, (Selo Editorial Temporal, 205 páginas), composto de uma série de ensaios publicados na imprensa pelo auditor fiscal e professor Augusto Bernardo Cecílio, um marco de leitura obrigatória para o devido entendimento sobre a importância da gestão saudável de tributos no país.

O livro será lançado amanhã, dia 5, no I Fórum Internacional de Educação Fiscal, realizado pelo Governo do Estado do Tocantins e transmitido  pelo canal do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Geef) no You Tube a partir das 9h, horário de Brasília. 

O livro é dividido em cinco partes, que articulam reflexões teóricas com informações sobre práticas bem sucedidas: Educação Fiscal, Exemplos Nacionais, Cidadania, Prêmio Nacional de Educação Fiscal e Campanha Nota Fiscal Amazonense. Pessoas interessadas podem adquirir o livro pela internet, nas principais lojas virtuais, ou na Livraria Capital, em Manaus. 

Sobre o autor

Amazonense de Parintins, formado em Direito, Administração e Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas, com especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. É auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e professor. Coordena o Programa de Educação Fiscal e a Campanha Nota Fiscal Amazonense.  

Desde dezembro de 2003 atua como articulista de jornais, revistas e portais de notícias. Em 2005 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Amazonas. Em 2015 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Febrafite – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais. Em 2016 recebeu o Título de Cidadão de Manaus, outorgado pela Câmara Municipal de Manaus.

O Governo do Tocantins realizará amanhã, dia 5, o I Fórum Internacional de Educação Fiscal. O evento, totalmente on-line, está sendo organizado pelas Secretarias da Fazenda e Planejamento e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Geef) e será veiculado no canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/geeftocantins. Objetivo é estimular a educação fiscal no estado apresentando novas visões sobre os conceitos e importância do imposto e do controle social na destinação do que é arrecadado.  

Inscrições para o Fórum: http://bit.ly/inscri%C3%A7%C3%A3of%C3%B3rum

Confira a Programação:

O Fórum, que abre às 9h10 e encerra ao meio dia, traz ao debate os seguintes temas: “Educação fiscal na América Latina” com o mestre em Finanças Públicas e Diretor do CIAT (Centro Interamericano de Administrações Tributárias), Alejandro Juárez Espíndola, e o Diretor da Egefaz e mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, membro do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Estado do Tocantins (Geef/TO), Rodrigo José Lima Almeida;  o Painel “Educação Fiscal e Cidadania”, com a Procuradora da Fazenda Nacional e mestre em Direito Constitucional, Internacional e Políticas Anticorrupção, Regina T. Hirose e a Especialista em Administração e Gestão Escolar, Educacional e Metodologia e membro Geef/TO, Nelma Matias.

Já o painel “Educação Fiscal no Brasil e no Tocantins” tem como debatedores o Auditor Fiscal da Receita da Secretaria de Estado de Minas Gerais e Coordenador Nacional de Educação Fiscal, Luiz Antônio Zanon e a Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica, Coordenadora do Geef/Tocantins, Andreia Gomes Feitosa.

A palestra “Educação Fiscal no contexto da Receita Federal” será apresentada pelo Analista Tributário da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, Gerente Nacional de Cidadania Fiscal do NAF, Eduardo Augusto Caimbro. 

Os painéis e a palestra terão como mediadores a Gerente da Egefaz e membro do Geef/TO, Elmiriam Alves; a Representnate da Seduc/TO e membro do Geef/TO, Delvane Barros, a Coordenadora do Geef/TO, Andreia Gomes Feitosa e o Diretor da Egefaz, Rodrigo Almeida.

A abertura do evento será feita pelo Secretário da Fazenda do Estado do Tocantins, Sandro Henrique Armando e da Educação, Adriana da Costa Pereira Aguiar. Em seguida o professor e cordelista da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins, Juarês Alencar Pereira fará uma apresentação cultural.

O encerramento será com o lançamento do livro “Outros olhares sobre a Educação Fiscal” pelo Auditor Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda-AM e Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Amazonas, Augusto Bernardo Sampaio Cecílio.

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar