Pesquisar
Close this search box.

Ato impensado gera tensão na cúpula do Exército

A alta cúpula militar chiou feio com a aparição em público de Eduardo Pazuello sem máscara durante o passeio de motocicleta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no domingo (23), no Rio de Janeiro, principalmente agora em que o governo federal está sob um ataque intensivo, acirrado, na CPI da Pandemia do Senado.

Tanto Pazuello como o presidente e seus aliados não usavam o item de proteção contra a Covid-19, o que é proibido pelo governo do Rio de Janeiro. Aliás, um comportamento já comum do maior mandatário da República.  

O ex-ministro subiu no carro de som onde estava Bolsonaro. E fez um rápido discurso, infringindo também o regulamento do Exército que proíbe a manifestação de militares em manifestações de qualquer cunho político. 

Pressionado, Pazuello admitiu o ‘mea culpa’, mas seu gesto pode lhe custar caro, segundo alertou, ontem, o próprio vice-presidente Hamilton Mourão, que é general de reserva. O Exército deve se manifestar sobre uma punição ao ex-ministro. Vamos aguardar o desfecho!

Emancipação

Representantes da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas se mobilizam para colocar na pauta do Congresso um projeto de lei que propõe o status de municípios a 16 localidades no Estado. Segundo o movimento, o objetivo é viabilizar mais recursos para dar qualidade de vida à população do interior. O grupo pediu apoio do deputado estadual Tony Medeiros (PSD).

‘Sereia’

O artista plástico Pablo Lima roubou a cena ao posar, ontem, para fotos vestindo-se de sereia às margens das ruas alagadas do Centro Histórico de Manaus. Ele utilizou tecido de TNT para fazer a fantasia. O ensaio fotográfico aconteceu ao lado da praça do relógio na Matriz, na avenida Eduardo Ribeiro. Quem passou pelo local não se conteve em clicar o personagem. Episódios desses tempos de grande enchente.  

Moeda

Seguindo uma tendência mundial, o Brasil avalia a emissão de uma moeda digital que será uma extensão da moeda física. Segundo o Banco Central, a medida tem como meta acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira. O BC publicou, ontem, uma nota para divulgar as diretrizes do projeto. Vários países já utilizam esse novo sistema.

Algemas

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), alertou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello poderá sair algemado do Senado se voltar a “mentir” na comissão, como nas duas vezes em que foi ouvido pelos senadores. Segundo ele, o colegiado não titubeará em lançar mão dessa prerrogativa. Pazuello disse, porém, que nunca mentiu. Só falou a “verdade’’ aos parlamentares. Será?

Onda

A FVS-AM alertou sobre a possibilidade de uma terceira onda da pandemia no Amazonas com a flexibilização das medidas de restrição às atividades econômicas e do isolamento social. Nos últimos dias, os casos de Covid-19 voltaram a crescer, ameaçando colocar novamente o Estado na fase vermelha de contágios. Vamos redobrar os cuidados preventivos.

Enchente

A enchente deste ano já se aproxima da registrada em 2012, considerada recorde nos últimos 100 anos no Amazonas. Falta muito pouco. A população está recorrendo a canoas para ter acesso ao centro de Manaus, praticamente tomado pelas águas. O governo do Estado montou um hospital flutuante para atender à população do Careiro da Várzea, enviando ainda mais suprimentos e cestas básicas aos desabrigados. 

Animais 

Cartórios de registros de títulos e documentos de Manaus e das comarcas dos municípios do interior passaram a emitir certidões de posse para animais domésticos, como cães e gatos. Agora, os donos de pets ganham mais garantia sobre a guarda e nos casos envolvendo ações judiciais. Uma das exigências para tirar a certidão é que o tutor more no mesmo local onde o documento será expedido. 

Variante

Três Estados brasileiros investigam casos suspeitos da variante indiana de coronavírus, a B.1.167, mais severa e de alta transmissibilidade.  Pará, Maranhão e Ceará notificaram possíveis ocorrências de contágio. No fim de semana, o Ministério da Saúde anunciou novas medidas para a implantação de uma barreira sanitária em aeroportos e estradas, evitando a disseminação.

Golpe

A Amazonprev elabora uma cartilha para orientar aposentados e pensionistas do Estado a não caírem em golpes financeiros. As principais orientações são planejamento, análise de orçamentos, economia de renda, identificação em situações de abuso financeiro e redução de empréstimos consignados. Um projeto de lei tramita na Assembleia pedindo a proibição de empréstimos.

Salles

Técnicos do Ibama relatam a exportação de pelo menos 3 mil cargas de madeira do Pará sem autorização. As denúncias acontecem em meio às investigações da Polícia Federal que têm como mira o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusado de ligação com grandes madeireiras do Acre e de se beneficiar desse comércio ilegal. Salles se diz vítima de perseguição e considera exageradas as ações da PF.

FRASES

“O pacote de obras de Inverno já alcançou, com ações de tapa-buracos, mais de 500 ruas, em dez bairros da cidade de Manaus”. 

David Almeida (Avante), prefeito de Manaus.

“Com a certidão, as pessoas podem comprovar que,  em determinada data, já eram donos de um animal de forma legal”.

Alan Felipe Provin, tabelião.
Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar