Atividade do comércio varejista acelera 0,7% em fevereiro

A atividade no comércio em todo país cresceu 0,7% em fevereiro ante o mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice foi 10,4% superior

A atividade no comércio em todo país cresceu 0,7% em fevereiro ante o mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice foi 10,4% superior. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado na sexta-feira, 4, a alta foi puxada pelo crescimento de 4,6% observado no segmento de veículos, motos e peças.
Os dados indicam ainda que os aumentos de 3,6% do segmento de combustíveis e lubrificantes, de 2,9% do setor de material de construção e de 2,4% das lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios também contribuíram para o crescimento do varejo no mês passado.

Restrição ao crédito

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o comércio registrou elevação de 10,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. “Todavia, a adoção das medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e o aprofundamento do processo de aumento da taxa básica de juros (Selic) deverão fazer com que, ao longo de 2011, o varejo exiba crescimento, porém em taxas mais moderadas do que as verificadas em 2010”, informa a Serasa.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email