18 de abril de 2021

Atividade do comércio recua 2%

Resultado aferido para o mês de novembro mostra o impacto negativo da queda de 5,6% no segmento de veículos, motos e peças

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o País caiu 2% em novembro ante outubro, com ajustes sazonais, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Serasa Experian. O desempenho negativo foi afetado principalmente pela queda de 5,6% no segmento de veículos, motos e peças, que ainda não se recuperou do forte movimento de antecipação de compra de veículos visto em agosto, uma vez que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) estava prevista para acabar naquele mês.
Em relação ao índice geral, na comparação de novembro de 2012 com o mesmo mês do ano passado, o movimento no comércio registrou expansão de 8,9%. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a atividade varejista aumentou 9,4% ante o mesmo período de 2011. “Apesar do incentivo fiscal ter sido prorrogado até o fim deste ano, o efeito de dinamização das vendas tem sido modesto, pelo menos nestes últimos meses do ano”, avaliou a Serasa Experian em nota. O levantamento mostrou ainda que todos os setores varejistas apresentaram recuo em novembro. De acordo com a empresa, a ocorrência de três feriados – dois deles prolongados – diminuiu o fluxo dos consumidores nos estabelecimentos comerciais. Os menos afetados foram os setores de combustíveis e lubrificantes e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com quedas de 0,1% e 0,2%, respectivamente.
“São segmentos que normalmente sofrem menos impactos negativos de feriados prolongados, dado o tradicional aumento da demanda por combustíveis, alimentos e demais itens de primeira necessidade daquelas famílias que se deslocam para outras localidades”, disse a Serasa.
O setor de móveis, eletroeletrônicos e informática caiu 4,6% em novembro ante outubro, enquanto o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios recuou 1,1% e o de material de construção caiu 1,7%.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email