Atividade do comércio cresce 4,1% no Brasil

Resultado apurado em maio foi a maior variação mensal verificada desde agosto de 2007, segundo dados dos economistas da entidade

Indicador Serasa divulgado nessa terça-feira (5) mostra que o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 4,1% em maio. Foi a maior variação mensal desde agosto de 2007. Em relação a maio de 2011, foi registrada alta de 9,8%. No ano, a atividade varejista cresceu 7,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (janeiro a maio e 2011).
Segundo os economistas da Serasa, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos e a volta dos feirões impulsionaram o comércio. O setor de veículos teve aumento de 4,9% no mês passado – a maior alta mensal desde agosto de 2011. Além disto, o Dia das Mães também contribuiu para o desempenho do varejo, especialmente no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática.
Além destes segmentos, o mês de maio foi de destaque também para o de material de construção. Já os segmentos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, combustíveis e lubrificantes e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentaram evoluções mais modestas.
Os economistas da Serasa Experian avaliam que o resultado confirma a expectativa otimista em relação ao cenário deste segundo trimestre. Para eles, já começam a produzir reflexos positivos sobre o varejo “o recuo gradativo dos níveis de inadimplência do consumidor, os ganhos reais de renda das pessoas ocupadas e as medidas de estímulo ao crescimento econômico”.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email