Pesquisar
Close this search box.

Atenção NAF – Concurso Internacional Audiovisual 2021

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional Audiovisual 2021 para os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).  O objetivo do concurso é divulgar, por meio de produções audiovisuais, as boas práticas desenvolvidas pelos NAF à época da pandemia Covid 19 em seus serviços de atendimento a microempreendedores, pessoas físicas com menor poder aquisitivo e grupos populacionais vulneráveis em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, ao mesmo tempo que se valoriza a experiência pessoal e profissional dos estudantes do NAF.

O concurso se destina às Instituições de ensino superior que possuam Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) ativo e as inscrições são gratuitas e vão até o dia 01 de novembro. A seleção dos vídeos será feita por Comissão Julgadora designada pela Receita Federal do Brasil e o resultado da seleção será divulgado no dia 15 de novembro de 2021, no site da RFB na Internet.

Os vídeos inscritos poderão: ter duração máxima de 2 minutos e 30 segundos, incluídos o título da inscrição e os créditos finais; serem gravados por meio de câmera de vídeo, de celular ou de qualquer mídia disponível, de modo a utilizar a maior resolução disponível; ser elaborados pelos alunos de maneira completamente autônoma e obedecer outras especificações presentes no regulamento completo.

Conheça o Regulamento Completo: https://cutt.ly/YWvdCPF 

Faça sua inscrição: https://cutt.ly/JWvgOEX 

Os Núcleos de Apoio Contábil Fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF – é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior – IES, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Atualmente, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.

O NAF é desenvolvido, em regra, por Instituições de Ensino possuidoras de cursos de Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, incentivadas e apoiadas pela Receita Federal, valorizando-se o conhecimento fiscal por meio da prática. Busca-se, dentre outros objetivos: Proporcionar aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação; Qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática e Disponibilizar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, MEIs e entidades sem fins lucrativos.

Para conhecer mais o projeto NAF acesse https://cutt.ly/OWvkz1r 

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Delegacia da Receita Federal em Manaus assina acordo para implantação de PAV no município de Carauari

Mais um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) será implementado no estado do Amazonas. Desta vez o Acordo de Cooperação foi firmado entre a DRF/Manaus, representada pelo delegado, auditor-fiscal Eduardo Badaró Fernandes, e a Prefeitura de Carauari, representada pelo prefeito Bruno Ramalho. O Acordo de Cooperação foi assinado no dia 30 de agosto.

A cidade de Carauari/AM está localizada à margem esquerda do rio Juruá e fica distante de Manaus 780 km em linha reta e 1.676 km por via fluvial. Sua população estima é de 28.508 habitantes, que agora não precisarão mais percorrer enormes distâncias para resolver problemas ou mesmo tirar dúvidas relativas à Receita Federal. Atualmente, no Amazonas, os municípios de Atalaia do Norte, Carauari, Itamarati, Manaquiri e Parintins já assinaram o Acordo de Cooperação com a Receita Federal para a implementação de PAV.

Os Pontos de Atendimento Virtual são uma iniciativa da Receita Federal em conjunto com as prefeituras municipais que têm por objetivo aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal; disponibilizar nas prefeituras, o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes, evitando assim que tenham que se deslocar até as agências e CAC da Receita Federal em outros municípios.

Alguns serviços prestados pelo PAV são: Consulta Pendência Fiscal PF, PJ, Imóvel Rural; Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física; Consulta Restituição e Situação DIRPF; Cópia de Processo; Cópia Declaração e Recibos para Pessoa Física – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR; Cópia Declaração e Recibos – GFIP, Perdcomp, Dacon, Dmed; CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização; Emissão de Documento de Arrecadação – DARF e GPS e outros serviços que constam na Portaria RFB nº 29, de 16 de abril de 2021, que pode ser consultada utilizando o link https://cutt.ly/MWvzuv7 

Os PAV existem para levar cidadania a todos cidadãos do Brasil.

Serviço para o cidadão – Agendamento por aplicativo

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Com o objetivo é facilitar a marcação dos serviços que ainda não podem ser feitos pela internet a Receita Federal disponibilizou para download gratuito nas lojas Google Play ( https://cutt.ly/zWbgk0Y) e Apple Store (https://cutt.ly/nWbgRmd)  o aplicativo Agendamento da Receita Federal, por meio do qual o cidadão poderá agendar horário para atendimento presencial.

Com o aplicativo de agendamento, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima. A marcação da data e do horário é feita de forma simples: não é necessário fazer cadastro, basta informar o CPF ou CNPJ. Antes, o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, o que causava transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento.

A ferramenta possibilita, ainda, sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de 

Histórias da Receita Federal – Operação Bandeirante

Sendo uma das primeiras iniciativas nacionais de Educação Fiscal, iniciada em 11 de agosto de 1969 e prevista para durar apenas 60 dias, a Operação Bandeirante foi uma campanha que pretendia levar informações sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre o imposto de renda a mais de 2.400 cidades do interior, por meio de 70 equipes treinadas da Receita Federal. 

A campanha contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha e do Exército, além de entidades civis, como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), dentre outras. As forças armadas colocaram à disposição do Ministério da Fazenda toda sua infraestrutura de comunicação, de transporte e de divulgação. 

O público-alvo da campanha eram os alunos dos 4º e 5º ano do primário, os da 1ª série ginasial e os adultos contribuintes. Os alunos receberam a cartilha Dona Formiga, mestre tatu e o imposto de renda, de Cecília Lopes da Rocha Bastos, com ilustração de Hugo Ribeiro, a qual visava preparar o futuro contribuinte, criando uma conscientização nacional sobre a necessidade de se pagar tributos, especialmente o imposto de renda. 

A cartilha foi entregue a 250 mil crianças em todo o Estado de São Paulo.

Fonte: História da Educação Fiscal do Estado de São Paulo – https://cutt.ly/dWbgo9F 

Contato da coluna

Se quiser enviar dúvidas ou sugestões: [email protected] e [email protected]    

Foto/Destaque: Divulgação

ASCOM da Receita Federal

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar