Pesquisar
Close this search box.

Astroturismo, uma nova tendência

O Chile é a capital mundial da astronomia. Conhecido também como “os olhos do universo”, é o destino perfeito para a observação do céu e de diversos fenômenos astronômicos. Com o céu mais limpo do hemisfério sul, o país oferece diversas experiências que conectam o homem ao universo, trazendo sensação de imensidão e liberdade para um cenário pós-pandemia. 

O céu do Chile oferece as condições ideais para a contemplação das estrelas por conta do clima árido do deserto. Regiões centrais como o Valle del Elqui e Cajón del Maipo têm ao seu favor os baixos índices de poluição luminosa. 

Por conta disso, o Chile é o lar mundial do desenvolvimento de projetos astronômicos de primeiro nível. Ao todo, são 40 observatórios internacionais, universitários, públicos e privados que operam no território, incluindo 27 disponíveis para visitas turísticas.

Da região de Antofagasta até Biobío, o Chile oferece a experiência de astroturismo em 40 observatórios astronômicos. No entanto, a região de Coquimbo concentra 51% dessa oferta, se tornando uma cidade referência no assunto.

Localizado próximo ao Deserto do Atacama, o Obervatório La Silla também é o queridinho dos amantes do universo. Está longe de qualquer contaminação luminosa, e por isso, aproveita as noites mais escuras do mundo para presenciar imagens únicas dos céus estrelados.

Já no Valle del Elqui, o Observatório Mamalluca oferece tours com contemplação do céu a olho nu e por meio de quatro telescópios que contam com tecnologia de primeira.

O Observatório Las Campanas, a apenas 27 km do Observatório La Silla, no Deserto do Atacama, é outro ponto de referência. Construído em 1969, seus visitantes desfrutam de telescópios refletores de 6,5 metros de última geração.

O Observatório Alfa Aldea está na região com maior oferta astroturística do Chile. Proporciona uma experiência única para que os visitantes observem o céu estrelado por meio de telescópios gigantes, trazendo a sensação de misticidade para o local.

Porém, a diversão temática não termina por aí. Além de aproveitar a imensidão do céu chilenos em observatórios tecnológicos, existe uma oferta enorme de atividades exóticas relacionadas ao astroturismo. No país, também é possível realizar passeios sob a luz da lua, jantares e degustações de vinho ao ar livre com observação do céu, caminhadas, cavalgadas e até mesmo trilhas noturnas por regiões montanhosas, de onde é possível observar milhares de estrelas a olho nu.

RELIGIOSO

Foto: Divulgação

A Paraíba está realizando um estudo para fomentar o turismo religioso no Centro Histórico de João Pessoa. O secretário Daniel Rodrigues visitou o complexo do Centro Cultural São Francisco e afirmou que pretende dotar aquela área de infraestrutura para atender os turistas de uma forma mais qualificada e profissional, oferecendo serviços de alimentação e venda de lembrancinhas. O secretário foi acompanhado pelo administrador do Centro Cultural, Marcondes Meneses, que integra grupo de estudo para criação do novo roteiro turístico, que passou informações sobre o equipamento. 

CRÉDITO

O Circuito Litoral Norte de São Paulo vai realizar, na próxima terça-feira, o 1º Workshop de Crédito Turístico de 2021. Com o objetivo de orientar os empresários de Turismo da região e aproximá-los das instituições financeiras parceiras do Estado, o evento online vai contar com a participação de representantes de bancos e instituições de crédito, além de representantes do SEBRAE e Investe SP. Terá apresença do secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, e deve apresentar os melhores caminhos e as facilitações que foram criadas para acesso ao crédito.

TUCUMAN

As autoridades do turismo de Tucuman, na Argentina, já estão coordenando as ações a serem desenvolvidas durante a próxima Feira Internacional de Turismo da Espanha (Fitur), levando em consideração que o trabalho de Propostas para o mercado externo deve ser feito com vários meses de antecedência. Eles decidiram constituir, junto com Calafate e Termas do Rio Hondo, um grupo de trabalho regional para o desenvolvimento do turismo de golfe com o objetivo de oferecê-lo no mercado internacional. Eles destacaram que a Argentina deve estar preparada para o momento da abertura das fronteiras.

MASTER GRAMADO

Foto: Divulgação

Visitar a Serra Gaúcha e degustar de suas delícias é desejo de cada vez mais brasileiros. Em Gramado, quem busca experiência de hospedagem única e localização privilegiada, pode usufruir das acomodações do Master Gramado. Localizado próximo de alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Rua Coberta e o Lago Negro. “Nosso hotel busca acolher verdadeiramente as pessoas e, por isso, estamos constantemente encontrando novas formas de tornar a hospedagem por aqui uma experiência inesquecível, tranquila e segura”, pontua a diretora da Rede Master de Hotéis, Livia Trois.

ITAPEMIRIM

Foto: Divulgação

O Estado de Alagoas ganhará mais uma conexão direta entre Maceió e Brasília (DF) no início do segundo semestre deste ano. O voo será operado pela nova companhia aérea brasileira Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). Recentemente lançada no mercado da aviação no Brasil, a Itapemirim operará o trecho entre a capital alagoana e Brasília com uma das dez unidades da aeronave modelo A320, com capacidade para 185 passageiros, que compõem a frota da empresa. Iniciativa do Governo de Alagoas, visando restabelecimento da malha aérea fragilizada por conta da pandemia.

HARD ROCK

A Hard Rock Hotel anunciou planos para o desenvolvimento de oito hotéis em importantes cidades do Brasil, somando aproximadamente 4.000 quartos, incluindo São Paulo, Fortaleza, Ilha de Sol (PR), Foz do Iguaçu, Natal, Recife, e os novos integrantes da lista, que são Campos do Jordão e Jericoacoara. As propriedades hoteleiras, desenvolvidas pela incorporadora imobiliária brasileira VCI S.A., serão administradas pela marca Hard Rock Hotel. As propriedades estão previstas para serem concluídas nos próximos oito anos e três projetos já estão em construção: São Paulo, Fortaleza e a primeira fase da Ilha de Sol.

MUSEU

Um dos maiores empreendimentos de Gramado reabriu as portas na semana em que comemora dois anos. Após mais de dois meses fechado, seguindo as regras sanitárias de bandeira preta determinadas pelo Governo do RS, o Geo Museu abriu aos visitantes a partir do último sábado, dia 24 de abril. Um dos espaços mais visitados do museu é a Geo Store, loja aberta ao público que conta com mais de três mil peças como joias, assessórios, souvenirs, itens para colecionadores e artigos de decoração confeccionados com pedras naturais. A variedade e a beleza das peças surpreendem os visitantes.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar