Pesquisar
Close this search box.

Assembléia quer ouvir representante do IBGE

Atendendo sugestão do presidente, em exercício, deputado Vicente Lopes (PMDB), uma comissão de parlamentares fez uma visita ontem à tarde, ao diretor regional do IBGE, Carlos Araújo Simonaio, para que fique assegurada sua presença na audiência pública que será realizada ainda nesta semana, no plenário da Assembléia Legislativa, e que tem como objetivo discutir e esclarecer o que de fato será preciso fazer e com urgência, para consertar a brutal redução da população, em 15 municípios amazonenses. Da comissão, fazem parte os deputados Sinésio Campos (PT), Francisco Souza (PSC), Luis Castro (PPS) e Marcos Rotta (PMDB).
Por iniciativa do deputado Francisco Souza, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), já estaria articulada e pronta para ser aprovada pelos seus pares que, desta vez, iria fundo investigar a atuação do IBGE no Amazonas, com a pretensão de evitar novos prejuízos econômicos e sociais. Usando sua experiência para deixar as partes sem nenhuma pressão, o deputado Vicente Lopes convenceu Souza a abrir mão da CPI e formalizar a comissão, o que foi feito e agradou a maioria dos parlamentares.
Para o deputado Sinésio Campos, o IBGE novamente passa um atestado de incompetência, referindo-se ao último censo de 2000, quando o Amazonas foi bastante prejudicado social e economicamente. Lembrou que o próprio órgão assumiu que fará uma recontagem naqueles municípios que se dizem prejudicados. No entanto, a comissão foi formada para que os parlamentares ganhem tempo em suas reivindicações, pois dos 20 dias que o IBGE dispunha para a recontagem restam apenas nove dias úteis.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar