Pesquisar
Close this search box.

Assembleia Legislativa retoma atividades com renovação de 50%

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/delegado%20pericles.JPG

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) deu posse, na sexta-feira, dia 1º, aos 24 deputados estaduais eleitos em outubro de 2018 para compor a 19ª legislatura, que vai de 1º de fevereiro de 2019 a 31 de janeiro de 2023. As últimas eleições determinaram a renovação de 50% dos deputados estaduais, já que 12 novos nomes foram elitos para primeiro mandato de deputado ou retornam à Casa depois de um tempo de ausência.

Os novos deputados chegam com muitas expectativas para que essa renovação possibilite uma nova dinâmica de trabalho no Parlamento Estadual. O deputado Roberto Cidade (PV), que exercia mandato na Câmara de Deputados, falou sobre seu compromisso em unir esforços para lutar pelo fortalecimento da Zona Franca de Manaus (ZFM). “É preciso trabalhar pela geração de emprego e renda”, disse, afirmando ainda que espera corresponder às expectativas das urnas “com um mandato para solucionar os problemas da população”.

A defesa da ZFM também foi a bandeira levantada pelo novo deputado estadual Felipe Souza (PHS), que falou sobre os constantes ataques ao modelo e, além da defesa do mesmo, espera poder contribuir para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas. “Não podemos ficar dependentes apenas da ZFM”, afirmou.

Já o deputado João Luiz (PRB), outro novato, falou sobre a vontade de contribuir para a maior exploração de manejo sustentável e pela luta por um tema bastante importante para a população amazonense: o asfaltamento da BR-319, rodovia federal que liga o Estado à cidade de Porto Velho (RO) e facilitaria o escoamento de produtos aqui fabricados. “É uma grande responsabilidade que hoje assumimos para defender os interesses do povo”, afirmou.

Aliados à essa renovação estão os deputados com mais experiência, como o deputado Belarmino Lins (PP), que inicia o seu 8º mandato consecutivo. “No momento que a nação brasileira vive essa transição de renovação e mudanças, aqueles que ficam é porque acertaram, é porque são bons”, disse o parlamentar, renovando seu compromisso para com o Poder Legislativo, os interesses coletivos, representados pelos poderes Executivo, Judiciário e demais órgãos públicos. O deputado também falou da expectativa da relação da Aleam com o Governo do Estado, que espera que essa “Assembleia oxigenada, renovada com metade dos seus membros” possa construir uma relação sempre no nível constitucional, respeitoso e colaborativo.

Quem também falou sobre a relação do Parlamento com o Poder Executivo, foi o deputado Dermilson Chagas (PP), líder do Governo da última legislatura, e que afirmou esperar uma relação amigável, porém sem deixar de lado a função de fiscalizar da Aleam, e sempre votando e aprovando os projetos de interesses da sociedade.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Aleam

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar