Pesquisar
Close this search box.

Assembleia Legislativa presta homenagem ao Exército brasileiro

Em sessão especial realizada na tarde de quinta-feira, dia 23, a Assembleia Legislativa do Amazonas prestou homenagens ao Dia do Exército Brasileiro (19 de abril) pelos seus 361 anos de bons serviços prestados à nação e, em particular, a Amazônia Brasileira.
Como autor da proposta, o deputado Carlos Alberto (PMN) agradeceu as ações sociais e assistenciais realizadas pelos militares, que tanto tem beneficiado a sociedade, principalmente aos mais carentes e necessitados, porque o Exército não é somente força, é também solidariedade humana.
Em seguida, o parlamentar destacou a bravura com que os militares se empenham para guardar e vigiar as fronteiras do Brasil, apesar do país ser de tradição pacifista.
“Homens e mulheres que trabalham todos os dias sem medir esforços e conseqüências, tendo apenas como objetivo proteger a honra da nação”, disse o parlamentar.

Placa comemorativa

Na cerimônia de homenagem, foi entregue pelo presidente da Assembléia Legislativa, Belarmino Lins, ao atual comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia), general Luiz Carlos Gomes Mattos, uma placa comemorativa ao evento. De acordo com o general, o Exército Brasileiro é uma das três forças responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O seu comandante supremo é o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre 1936 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do governo do Brasil o Exército está enquadrado no Ministério da Defesa ao lado da Marinha e da Força Aérea..Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra.
Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas, como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército e garantir a democracia brasileira, apoiando as eleições realizadas no país.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar