Pesquisar
Close this search box.

Asfalto do Distrito recebe elogios

O que deveria ser normal em Manaus parece ser excepcional. Empresários ouvidos pela coluna nos últimos dias aplaudem efusivamente a qualidade do asfalto colocado pela Prefeitura de Manaus nas ruas do Distrito Industrial. Aliás, coube ao prefeito David Almeida (Avante) encerrar uma novela que se arrastava desde 2016, quando o Governo Federal decidiu liberar R$ 150 milhões para recuperar as vias muito maltratadas da área que mais concentra empresas na Zona Franca. Houve problemas de infraestrutura, de projeto e no convênio ao longo desses anos, mas a obra avançou bastante no final da gestão de Arthur Virgílio Neto (PSDB) e nestes primeiros nove meses de 2022, sob a direção do novo gestor. Este já anunciou que não vai parar pela pavimentação. A intenção é transformar a área aonde está fincado o polo industrial em uma atração turística, com a construção de parques e memoriais. O paisagismo também vai receber um reforço para mostrar um lado mais colorido da área que é uma benção para o desenvolvimento do Estado.

BR-319

O governador Wilson Lima (PSC) recebeu a subsecretária de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura, Larissa Carolina Amorim, e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Amazonas, Afonso Lins para organizar as audiências públicas que serão realizadas para tratar da repavimentação do trecho do meio da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO). O Governo do Amazonas dá apoio aos órgãos do Governo Federal envolvidos na realização das audiências.

CRATERAS

Enquanto se discute a pavimentação do trecho mais polêmico da rodovia, no final da semana surgiram enormes crateras no meio da pista em um local onde a pavimentação já está concluída, à altura do quilômetro 108. É mais um problema a ser resolvido, uma vez que a maior parte da estrada foi construída em área alagada. Uma chuva mais forte pode gerar este tipo de transtorno.

MERECIDO

A Assembleia Legislativa concedeu ao venezuelano Carlos Navarro Infante, 76, o título de Cidadão Amazonense. Dentre tantos feitos, ele foi responsável por instalar o primeiro laboratório fotográfico para revelação em cores no Norte do Brasil, na extinta e memorável empresa Sonora, que reinou na Zona Franca de Manaus durante décadas e sucumbiu apenas depois da ascensão do celular.

HANSENÍASE

Para promover a conscientização sobre a hanseníase e o combate à discriminação sofrida pelas pessoas afetadas pela doença, será assinado um termo de cooperação entre a Fundação Alfredo da Matta e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Neste momento há uma intensificação no combate à doença com uma caravana que está percorrendo todo o Estado.

ESTIAGEM

O Centro de Monitoramento e Alerta, setor que compõe a Defesa Civil do Estado do Amazonas, elaborou a “Cartilha Informativa de Estiagem”. A iniciativa tem como objetivo subsidiar os coordenadores municipais com informações técnicas que possam auxiliar nas medidas de planejamento e enfrentamento, dos quadros climatológico e hidrológico estabelecidos no segundo semestre do ano. A cartilha já está disponível no site http://www.defesacivil.am.gov.br/.

PIX

Neste último trimestre de 2021, a partir de outubro, a Prefeitura de Manaus vai ampliar a facilidade de pagamento de taxas e serviços do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, quando os requerentes e usuários poderão fazer pagamentos por meio do PIX, via Banco do Brasil. O recurso estará disponível a partir da assinatura de renovação de prestação de serviços para arrecadação de taxas e demais receitas da autarquia. 

DANÇA

“TA” significa grande para os Tikuna, povo originário do Amazonas, e dá nome ao espetáculo que o Corpo de Dança do Amazonas estreará no Festival de Dança de Joinville 2021, no dia 6 de outubro. Com direção de Mário Nascimento, bailarinos do Corpo Artístico do Estado subirão ao palco para expressar, por meio da dança, o que é ser grande na região Norte e em tempos de pandemia.

EXPOSIÇÕES

exposições
Foto: Michael Dantas

A programação do fim de semana apresenta um circuito de exposições no centro histórico de Manaus. Todos os espaços culturais, administrados pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oferecem opções gratuitas mediante apresentação da carteira de vacinação e protocolos de segurança em prevenção a Covid-19.

FRASES

“Se me contratar oficialmente, eu vou.” Wanderley Andrade, cantor, desmentindo presença em show anunciado em Manaus

“Não é somente uma justa homenagem, é uma história de vida e um exemplo, acima de tudo.” Ângelus Figueira (PSC), deputado, sobre a entrega do título de Cidadão do Amazonas ao fotógrafo venezuelano Carlos Navarro Infante

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar