Pesquisar
Close this search box.

As sacolas e o bolso do eleitor

Os vereadores Glória Carrate (PL) e Fransuá Matos (PV) foram movidos por um motivo nobre para apresentar o projeto que proibia os estabelecimentos comerciais de Manaus de fornecer gratuitamente sacolas plásticas para embalar as compras dos clientes. Eles queriam dificultar o acesso ao produto, que comprovadamente polui o meio ambiente e demora a se desintegrar. Ocorre que eles formularam mal a ideia, o que abriu margem para que os empresários passassem a cobrar pela sacola, o que gerou imediatamente uma reação irada da sociedade. A parlamentar chegou inclusive a ser ofendida em um centro de compras da capital. Resultado: foi preciso modificar a proposta para impedir que os consumidores continuassem sendo prejudicados no bolso. Depois de uma emenda apresentada por Marcelo Serafim (PSB), a lei passa a prever que as sacolas de plástico só serão admitidas pelos próximos 12 meses; em seguida devem ser substituídas por outras biodegradáveis por mais um ano e por fim seriam admitidas apenas as retornáveis.

INFELICIDADE

Ao justificar a modificação, a assessoria de imprensa da Câmara Municipal cometeu uma injustiça com o empresariado, atribuindo a estes a culpa pela confusão gerada. Insinuou que agiram de má fé, para lucrar mais. De certo que o preço das sacolas sempre esteve embutido nos custos das empresas, mas ao serem proibidos de entregar sem cobrança o produto eles não tiveram outra alternativa a não ser cobrá-lo. Se tivessem adotado um valor simbólico certamente seriam repreendidos.

PRESIDENTE

Primeiro amazonense a ocupar a Presidência do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados em exercício, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) comandou sessões nas duas Casas, ontem, que aprovaram diversas medidas com impacto direto na saúde e na economia do Amazonas e do país. Uma delas, o PLN que prevê aumento de recursos para a produção de radiofármacos, utilizados em tratamentos contra o câncer.

PERIGOSO

Para o deputado Dermilson Chagas (Podemos), o artigo 13, do capítulo VI do Projeto de Lei nº 422/2021, de autoria do deputado Tony Medeiros (PSD), que trata das proibições, irá criminalizar pescadores, empresários do ramo de alimentos e os consumidores, pois o artigo estabelece que “ficam proibidos a captura, o embarque, o transporte, a comercialização e o processamento dos peixes das espécies Cichla vazzoleri (Vazzoleri), Cichla temensis (Açu e Paca) e Cichla pinima (Pinima), para todas as modalidades de pesca”.

CRIMINALIZAÇÃO

O parlamentar alerta que, caso o PL seja aprovado, todo o setor de pesca será criminalizado nos termos do artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n. 9.605/98), uma vez que, aprovado o projeto de lei, todas essas pessoas serão enquadradas nessa lei federal, que estabelece que será proibido “pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, com pena de detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.

INELEGÍVEL

O Tribunal Superior Eleitoral considerou por maioria de votos que o prefeito eleito nas últimas eleições no município de Coari, Adail Filho (Progressistas), estava inelegível por tratar-se do terceiro mandato consecutivo no núcleo familiar. Encerradas as possibilidades de recurso, será marcada nova eleição na localidade.

MENOS QUEIMADAS

O estado do Amazonas encerrou o mês de setembro com o registro de 2.729 focos de calor. O número representa uma redução de 36% em comparação ao mesmo período de 2020, quando foram registrados 4.270 focos. As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, o Amazonas conseguiu reduzir em 14% o registro de fogo. Foram 14.915 focos no ano passado, contra 12.784 neste ano.

CONQUISTA

efeito estufa
Foto: Diego Peres/Secom

O Amazonas está apto a participar de coalizão para receber apoio financeiro pela redução das emissões de gases de efeito estufa. A confirmação foi dada pela Emergent, entidade americana sem fins lucrativos que coordena administrativamente a Coalizão Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal.

FIBRAS

Em reunião ocorrida na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas, o Centro de Biotecnologia da Amazônia foi convidado a participar das discussões que envolvem estratégias para recuperar a produção de fibras vegetais no estado. O encontro contou também com a presença de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, da Companhia Têxtil de Castanhal e da J. Serrano, empresa têxtil com sede em São Paulo que projeta investir no mercado de fibras do Amazonas. Propostas visando ao resgate da produção de fibras no estado – encabeçadas pelo governo do Amazonas – nortearam o encontro.

MEMÓRIA

livro
Foto: Márcio James/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O livro “Verás que um filho teu não foge à luta”, sobre as memórias do coronel José Alípio de Carvalho, que chegou a lutar na Segunda Guerra Mundial e serviu no Amazonas, foi lançado ontem no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro. O livro foi organizado pela sobrinha, Márcia Baraúna, e pela viúva, Clio Baraúna, e é uma autobiografia do militar, que conta a história de seus antepassados e de sua vida, desde a infância, juventude, passando pela atuação no fim da Segunda Guerra, quando lutou em Monte Castelo, na Itália, em 1944, até os anos de serviço militar na Amazônia. 

FRASES

idosos

“Marque um gol de placa. Vacine-se.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, ao enfatizar o sorteio de ingressos para jogo da Seleção Brasileira somente para vacinados

“O Mirante do Encontro das Águas precisa sair do papel.” William Alemão (Cidadania), vereador, deslumbrado em sua primeira visita ao local 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar