Uma pequena vila de pescadores na costa do Estado do Piauí vive repleta de cores das pipas de kitesurf, esporte que encontrou ali os melhores ventos para acontecer – 18 a 28 nós constantes. Distante 450 km de Fortaleza-CE e 380 km de Teresina-PI, Barra Grande não é tão simples de chegar. Difícil mesmo é sair de lá.

A viagem, de carro, passa por praias maravilhosas, dunas e buritizais. Vale a pena percorrer o trajeto. Para quem não é tão esportivo assim, as praias de areias brancas, águas rasas e as lagoas formadas pelas águas mornas que vêm dos rios criam programas para todos os dias.

A cidade tem pousadas à beira mar, rústicas, porém não menos aconchegantes. O único banco da cidade é a Caixa, mas há vários restaurantes e bares. Para os passeios, os moradores se organizaram em associações de condutores de turistas. Uma ONG italiana, a Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes, promove cursos e treinamentos para capacitá-los a receber os turistas.

Há o turismo de observação da natureza virgem, de pássaros, do cavalo-marinho e de caranguejos. Tudo feito em barco. A rota do cavalo marinho é feita em canoa a remo e passa por igarapés e ilhas. Quando ele é encontrado, é coletado em um recipiente de vidro para melhor visualização e depois devolvido à água. O trajeto tem dois quilômetros no Rio Camurupim.

A pousada BGK, uma das mais destacadas no local, surgiu para amantes do esporte e da natureza, em ambiente integrado com a região. Barra Grande é um vilarejo de pescadores e preserva a identidade do destino. Cada detalhe da estrutura foi pensado com olhos voltados para a harmonia com o local. Conforto e hospitalidade com padrão de qualidade estão na essência da BGK.

Para esta temporada ela tem mais chalés e piscina maior, que passa por diferentes cantos do terreno – como se fossem riachos. A expectativa de visitantes é crescente, por conta da visibilidade nacional e internacional. Por que? Além do kitesurf, é um destino de ecoturismo que atrai pessoas que gostam da experiência da vida ao ar livre.

A comunidade de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí juntou-se à iniciativa e fez um mutirão de limpeza, com o objetivo de difundir hábitos saudáveis e sustentáveis. Além disso, faz o trabalho de divulgar os fatores poluentes apontados pela ONU Meio Ambiente acumulam cerca de 8 milhões de toneladas de plástico por ano nos oceanos, com danos à vida marinha, à pesca e ao turismo.

Todas estas atividades tornam Barra Grande um excelente local para turistar em todas as épocas do ano.

BLUE TREE FORTALEZA

Blue Tree Hotels assume a administração de nova unidade em Fortaleza, no Ceará. Trata-se do Blue Tree Towers Fortaleza, localizado na Avenida Beira Mar, 3470, no bairro Meireles, que inicia a operação em 21 de outubro (quarta-feira). O empreendimento conta com facilidades como business center, piscina, sauna, spa, academia, bar e restaurante, estacionamento, lobby e apartamentos com infraestrutura para toda a família, equipados com ar-condicionado, TV com canais via cabo, wi-fi e banheiro privativo, além da destacada excelência em atendimento da Blue Tree Hotels.

FESTURIS ABRE

O FESTURIS chega neste ano à sua 32ª edição e está confirmado para acontecer de 5 a 8 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, a organização buscou as condições necessárias para realizar o evento no formato presencial. A feira contará com uma série de protocolos e terá a segurança como prioridade. Com a autorização do Governo do RS e a manutenção da sua data, o FESTURIS será a primeira feira de negócios turísticos da América Latina no formato presencial desde o início da pandemia.

LOS CABOS

Na Península de Baja Califórnia, o Four Seasons Resort and Residences Los Cabos at Costa Palmas, com 3 km de praia particular, conta com cinco opções de restaurantes abastecidos por uma horta e pomar orgânicos. O destaque é o Estiatorio Milos, internacionalmente reconhecido por seus frutos do mar fresquissimos. Um complexo esportivo, academia, seis amplas piscinas e um spa formam um conjunto de relaxamento e bem-estar. Os adolescentes ganham um espaço dedicado enquanto os pequenos contam com o programa “Kids for All Seasons”. Boa opção para quem planeja voltar a viajar.

PASSIONE ITÁLIA

A Passione Italia, mais que um tour operator é um desenvolvedor do destino Itália, com capacidade de criar qualquer tipo de viagem dentro do país. Com o escritório localizado na região de Beluno/Itália e com acordos diretos com os fornecedores podem oferecer um produto competitivo no que diz respeito a preço, altíssima qualidade e exclusividade do produto. Com uma equipe altamente especializada no mercado internacional temos a disposição uma estrutura capaz de oferecer atendimentos exclusivos para as agências de viagens. Passione Itália estará no Festuris Gramado.

FESTIVAL DE AVES

Até domingo, acontece a 2ª edição do Festival de Aves de Ilhabela, que começou no último dia 19 e conta com uma extensa programação. Assim como o Festival do Camarão, o evento ganhou um novo formato devido à pandemia e acontece de duas formas: presencial (com sede principal na Fazenda Engenho D’Água) e online. O 2º Festival de Aves é gratuito e promove a observação de pássaros (birdwatching) no arquipélago, que conta com 85% das reservas de Mata Atlântica conservadas. O evento é mais um passo para consolidar o município como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

FUNGETUR

Com recursos do FUNGETUR, articulados pelo presidente do Desenvolve SP – Banco do Empreendedor, Dr. Nelson de Souza, e pelo secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz, as empresas de turismo de São Paulo terão à disposição R$ 400 milhões para recuperarem as perdas em razão da pandemia. Micro, pequenas e médias empresas poderão solicitar o empréstimo através do site do Desenvolve SP. A divulgação desse apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, serão anunciados no 3º Conexidades, nos painéis da Retomada do Desenvolvimento e do Turismo.

CONNECTION MEETING

O Festuris Connection Meeting será um evento híbrido imperdível que vai acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, em Gramado, junto à Feira Internacional de Turismo de Gramado. Nos anos anteriores o evento aconteceu no Hotel Master, mas nesta edição para garantir mais segurança, o conteúdo estará no mesmo local da feira de negócios, nos pavilhões do Serra Park. Será um grande palco por onde passarão importantes nomes do Turismo e dos Eventos do Brasil, empresários, especialistas e lideranças inspiradoras que falarão de temas fundamentais para a recuperação dos setores.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email