A consultoria global de marcas Interbrand divulgou nesta terça-feira (20) o seu já tradicional ranking, que leva o nome de Interbrand Best Global Brands e elege as 100 marcas mais valiosas do planeta. E as empresas de Tecnologia, mais uma vez se destacaram, com a Apple, Amazon, Microsoft, Google e Samsung ocupando as cinco primeiras posições da relação.

A Apple lidera a lista da Interbrand pelo terceiro ano consecutivo, registrando um crescimento no valor da sua marca de 38, com a mesma avaliada em US$ 322,99 bilhões. Já Amazon e Microsoft, além de ocuparem a segunda e terceira posições no pódio, são as empresas que apresentaram maior valorização na nova edição do ranking -um aumento de 60% e 53%, (US$ 200,6 bilhões e US$ 166 bilhões) respectivamente. Por fim, o Google teve uma desvalorização de 1% (US$165,4 bi), caindo da 2ª para 4ª colocação e a Samsung cresceu 2% (US$ 62,2 bilhões), indo da 6ª para quinta posição.

Tecnologia domina entre os estreantes

Entre as cinco empresas que estrearam ou voltaram ao ranking da Interbrand, quatro delas pertencem ao setor de Tecnologia: Instagram (19ª colocação e marca avaliada em US$ 26 bilhões), YouTube (30ª – US$ 17, bi), Tesla (40ª – US$ 12,7 bi) e Zoom (100ª – US$ 4,48 bi).

Segundo análise da Interbrand, os novos participantes refletem, de forma geral, a tendência de uma sociedade fragmentada, no qual vemos enorme absorção de marcas que são projetadas para nos conectar. Além disso, eles
refletem a tendência mais ampla do ranking, cujo crescimento foi impulsionado, principalmente, por marcas de tecnologia, com destaque para as redes sociais e comunicação.

Destaque para o Zoom, cuja capitalização aumentou em 389% em doze meses, com a receita crescendo 270% no primeiro semestre de 2020 e com a marca tendo enorme valorização graças ao uso maciço da plataforma durante a pandemia do coronavírus. Já a Tesla, mesmo sendo uma montadora de carros, ganhou destaque na área de Tecnologia, graças ao lançamento da pickup futurística Cybertruck, bem como o lançamento de serviços conectados e o projeto de lançar veículos autônomos cada vez mais perto. Com isso, sua capitalização aumentou em 769% em 12 meses, com a receita sendo ampliada em 10% nos últimos seis meses.

Valorização das marcas: empresas de Tecnologia também dominam

Por fim, entre as marcas que apresentaram maior valorização nos últimos 12 meses, as de Tecnologia dominam quase que inteiramente: dos 10 primeiros colocados, nove pertencem ao setor. Como dito antes, Amazon e Microsoft foram as que mais se valorizaram, com 60% e 53%, respectivamente, mas elas são seguidas de perto pela Spotify, com 52%. Completam o ranking:

  •  Netflix: 41%
  •  Adobe: 41%
  •  PayPal: 38%
  • Apple: 38%
  •  Salesforce: 34%
  •  Nintendo: 31%
  •  MasterCard: 17%

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email