Pesquisar
Close this search box.

Artur tem favoritismo sobre Vanessa

Em sua quarta rodada de pesquisas sobre a tendência do eleitorado de Manaus, tendo ouvido 2.002 pessoas entre os dias 3 e 7 de setembro sobre as eleições 2012, a empresa Perspectiva Tecnologia da Informação, em parceria com a Rádio Difusora do Amazonas, confirma o favoritismo do candidato Artur Neto, da coligação “A Esperança é Agora”, sobre a segunda colocada, a senadora Vanessa Grazziotin, da coligação “Melhor pra Manaus”.
Segundo a pesquisa, registrada no TRE-AM sob o número AM-00021, Artur Neto (PSDB), com 34% dos votos, continua a liderar a corrida eleitoral, distanciando-se da segunda colocada, Vanessa (PCdoB), com 27%. A diferença do candidato tucano para a candidata comunista é de 7%, equivalente a 70 mil votos.
Na terceira colocação da pesquisa ficou Serafim Corrêa, com 12%. Em quarto, Henrique Oliveira (PR), com 8%. Em quinto, Sabino Castelo Branco (PTB), com 5%, e em sexto, Pauderney Avelino (DEM), com 3%. Luiz Navarro (PCB), Jerônimo Maranhão (PMN) e Herbert Amazonas (PSTU) oscilaram entre zero e 1%. Indecisos, 6%.
O publicitário Durango Duarte afirma que em um cenário de segundo turno, considerando os votos válidos, Artur venceria Vanessa com 52% dos votos da população, com a senadora, apoiada pelo governador Omar Aziz (PSD) e pelo senador Eduardo Braga, conseguindo 48% da preferência popular. Ele explica que na simulação realizada quando da segunda pesquisa divulgada em 07/8, Grazziotin venceu Artur por 47% a 41%. No cenário apresentado na terceira pesquisa (22/8), a diferença caiu, mas Vanessa continuou na frente, com 44% contra 42%.
“Nesta 4ª rodada, Artur ultrapassou Vanessa: 52% para o tucano contra 48% da comunista. A grande pergunta dos próximos dias: a tendência de crescimento de Artur continuará? Se a resposta for sim, seu retorno à Prefeitura de Manaus estará se consolidando”, analisa Durango.
Considerando os números da Perspectiva, entre julho e o início de setembro, o publicitário diz não acreditar em mudança da atual tendência do eleitorado manauara a favor de Artur. “Depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, posso dizer que já estão no segundo turno Artur Neto e Vanessa Grazziotin, não acredito na menor possibilidade de alteração do quadro. Depois de quatro rodadas, a nossa pesquisa apresenta uma tendência, e a tendência é o segundo turno com Artur e Vanessa, e Vanessa com 14% distante de Serafim Corrêa”, afirma, ressaltando que nenhum dos demais candidatos teria condições de alcançar os dois primeiros colocados. “Se a eleição do segundo turno fosse hoje, Artur teria 52% dos votos válidos contra 48% de Vanessa, ou seja, Artur seria o prefeito de Manaus”, prevê Durango.

Ascensão/rejeição

Decorridos mais de quarenta dias da divulgação do primeiro estudo em 23 de julho, a candidatura de Artur Neto subiu de 23,1% para 34,5% e a de Vanessa Grazziotin cresceu de 20,3% para 26,9%. O ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa caiu de 18,3% para 12,2%. “Serafim perdeu 60 mil votos, dos quais parte deles foi para Artur e outra parte para Vanessa. Henrique Oliveira, que começou com 12,2%, hoje está com 8,5%. Também caíram Sabino, que em julho tinha 8,4% e agora aparece com 4,8%, e Pauderney, que saiu dos 5,5% para os 3,2%.
Ainda segundo Durango Duarte, entre os nove concorrentes à sucessão do prefeito Amazonino Mendes o candidato da coligação “O Povo Caminha para a Vitória”, Sabino Castelo Branco, consolidou-se como o mais rejeitado oscilando entre 25% a 36% de rejeição. Em segundo lugar aparece Artur Neto, que tinha 20% e hoje conta 18% de rejeição, seguido por Vanessa cuja rejeição, que era de 7%, subiu para 17%. O fato “estranho”, diz Durango, é a situação de Serafim. “Engraçado, ele caiu no índice de aprovação, mas também a rejeição dele caiu, ele tinha uma rejeição de pouco mais de 20% e agora está com 11%”, assinala.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar