Artur Neto faz defesa da Amazônia no Dia da Água

O líder tucano Artur Neto aproveitou parte da sessão do Senado desta quarta-feira, destinada a celebrar o Dia Mundial da Água, para fazer a defesa da Amazônia. “Temos muita pouca água potável no mundo – assinalou o senador – e o grosso dessa água está na Amazônia e, na Amazônia, a maior parte está no maior Estado da região, que é o meu Estado.” Acrescentou ser necessário cuidar dos mananciais. “Não podemos, de forma alguma – disse – brincar com os nossos recursos pesqueiros. Temos que trabalhar o peixe, inclusive aprendendo a usar tecnologia que poupe os nossos mananciais. Temos que pensar, inclusive, em repor os mananciais pesqueiros, porque, se usarmos tecnologia oceânica para pesca nos rios da Amazônia, por exemplo, simplesmente liquidaremos o quepossa haver de estoque pesqueiro nos rios da região. Portanto, é fundamental pensarmos no peixe em cativeiro, no peixe que se reproduza e que possa virar objeto de exportações crescentes sem matarmos a galinha dos ovos de ouro.”
Artur Neto acrescentou ser necessário fazer da região amazônica fonte permanente de riqueza para o país, em parceria com nacionais e estrangeiros, “com a sabedoria de sabermos garantir a bandeira nacional sobre a área e, ao mesmo tempo, com todo o cuidado que a responsabilidade para não matar a galinha dos ovos de ouro. Isso passa pela água.” O senador lembrou estudo muito antigo, do início da década de 70, feito por professores da Universidade do Amazonas, segundo o qual, para se entender a Amazônia, tem-se que entender três fatores da vida humana: os índios, as florestas e as águas.

o mateiro.
“Dou muito valor ao mateiro”, disse. “É ele que leva
o cientista ao local, para identificar a mata. Uma
revista já os chamou de tradutores da mata. São os que
dizem que a árvore tal serve para isso, que a árvore
tal serve para aquilo.”
E prosseguiu o líder tucano: “É tão valioso nós termos
o cientista que quer ir ao mato para descobrir o
cosmético, para descobrir o remédio, o fármaco que vai
solucionar o problema de saúde de milhões de cidadãos
pelo mundo inteiro, quanto é valioso aquele que o
leva, aquele cidadão iletrado. Ele é iletrado em
letras comuns da escola que nós conhecemos, mas é PhD
em floresta, é PhD em Amazônia. Ele não pode ser
tratado como se não fosse parceiro de primeiro nível,
parceiro de primeiro grau.”
E concluiu: “A minha contribuição, falando para
especialistas em água, não poderia ser a de dizer
lugares comuns sobre água. A minha contribuição teria
que ser a de um parlamentar que procura olhar o Brasil
como um todo, ou seja, a floresta, mas que não quer
deixar nunca de se ligar à sua árvore, e a minha
árvore é o conhecimento específico sobre a minha
região, sobre a Amazônia, sobre o Amazonas.”

Comércio – O comércio do Centro da cidade vai funcionar no horário das 9 às 13 horas nesta Sexta-feira da Paixão, segundo informações do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas. E, conforme decisão do Minis­tério do Trabalho e Emprego, os shopping centers da cidade de Manaus terão autonomia para definir seus horários de funcionamento.

# # #

Comércio 2 – Segundo o Mi-nistério do Trabalho, os atuais shopping centers correspondem às antigas feiras livres, razão pela qual fazem jus à autorização legal de caráter permanente para funcionamento em domingos e feriados. Lembrando que terão que pagar horas extras aos seus funcionários conforme determina a lei.Perdas patrimoniais para todos os lados. Causam, uma cidade sem planejamento, que depois tem dificuldades para organização o trânsito, dificuldades de saneamento básico e ou­tros problemas causados pela falta de organização inicial dos futuros bairros.

# # #

Tecnologia – Após obter as mais altas taxas de expansão da produção física no biênio 2005-2006, o segmento de alta tecnologia continuou crescendo, mas em menor intensidade: 4,2%, resultado também abaixo da indúst

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email