Pesquisar
Close this search box.

ARTIGO: Carreira gerenciada

A decisão sobre o sucesso ou fracasso na carreira é uma responsabilidade de cada profissional. Não podemos tentar culpar ninguém se algo de errado ou mesmo não esperado ocorre em nossa trajetória profissional. Precisamos estar atentos aos momentos, necessidades e fatos. Gerenciar nossa carreira deve ser sempre com uma visão empreendedora independente de sermos patrões ou empregados. A história nos tem mostrado que os melhores profissionais sempre possuem habilidades e competências para o cargo que desenvolvem e acima de tudo gostam do que fazem. Os que gerenciam a carreira de modo proativo possuem maestria pessoal, criam modelos mentais próprios, buscam a visão compartilhada, trabalham um aprendizado em equipe e sempre pensam de modo sistêmico, facilitando com tudo isso a busca do sucesso profissional que é uma consequência deste bom gerenciamento.
A visão empreendedora é responsável pela observância das oportunidades. A proatividade é algo que realmente faz a diferença em todos os momentos da organização evitando a reatividade tão prejudicial para todos. A mestria pessoal é uma necessidade pelo fato de vivermos em comunidade. As empresas exigem, hoje, profissionais empreendedores proativos, pois a era de não se planejar as dificuldades, deixar acontecer e tentar resolver (reatividade) já não é mais aceito. À vontade de vencer vem sempre acompanhada da proatividade, assim quando vemos um profissional de sucesso, certamente, este buscou e continua buscando dirigir e administrar de fato o rumo ao sucesso sem esperar necessariamente que outra pessoa diga o que ele precisa fazer, ao contrario, este tipo de profissional dá ideias, possui habilidade no trato com as pessoas e busca novas ideias e debates sobre temas importantes para o sucesso de todos.
Desenvolver conceitos é algo que começa a ser trabalhado nas organizações. Vivemos um longo período de simplesmente fazer sem realizar a devida critica em relação aos projetos e ordens. O momento atual busca um equilíbrio em relação ao que deve ser feito e como deve ser feito, e aqui, entra, ou deveria entrar a participação do profissional que realmente gerencia sua carreira, pois é momento de participar com suas opiniões, ideias criando modelos mentais para enriquecer projetos de atos e fatos reais que poderão ser feitos com grande sucesso para as organizações. A visão compartilhada e sistêmica deste profissional evita erros básicos, facilita a busca de soluções para problemas que podem ocorrer durante um processo realizando planos contingenciais e cria um aprendizado em equipe que estará sendo compartilhado com todos os funcionários e colaboradores de uma organização facilitando com isso o crescimento profissional das pessoas envolvidas que decidiram participar ativamente de todo o processo.
Certamente, o gerenciamento ideal de nossa carreira não possui um passo a passo escrito. Cabe a cada um criar e trilhar seu próprio caminho, se mal planejado iremos para o descontentamento e fracasso e se bem planejado caminharemos para o sucesso e a realização de nossos sonhos. Todos os dias poderemos nos deparar com situações diferentes, todavia, precisamos estar preparados a fim de que tais novidades não sejam surpresas desagradáveis trazedoras de prejuízos para nós e nossa organização. A consciência que as pessoas devem fazer parte do processo é necessária, mas não podemos imaginar todas as pessoas sendo capazes de acertarem sempre, por isso há uma necessidade de ter habilidade no trato com as pessoas, ter uma visão compartilhada e sistêmica, buscar um equilíbrio profissional e fazer aquilo que gostamos, pois somente assim poderemos escolher em nossa carreira se seremos o condutor estando na direção dos acontecimentos ou um passageiro que estará apenas apreciando.

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar