Pesquisar
Close this search box.

Articulação para 2022 já começou

Mais de um ano e maio antes da eleição estadual, já começaram e estão a todo vapor as articulações e as pesquisas eleitorais focados no pleito. Neste momento três institutos de pesquisa sondam eleitores, em Manaus e no interior, sobre as intenções de votos, a pedido de diferentes correntes políticas. O governador Wilson Lima (PSC), que não desistiu de disputar a reeleição deu o pontapé inicial na corrida, recompondo sua base de apoio na Assembleia Legislativa, chamando prefeito para conversar e substituindo peças em seu secretariado, ao qual chegou ontem a deputada Alessandra Campelo (MDB), nomeada secretária de Estado da Assistência Social. O senador Eduardo Braga (MDB), outro possível postulante ao Governo do Estado, desembarcou em Manaus no final da semana passada e tem atendido freneticamente políticos em seu escritório pessoal. E o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) declarou que pretende disputar as prévias de seu partido para a Presidência da República, de olho na disputa eleitoral majoritária no Amazonas.

SOLIDARIEDADE

Em uma missão de solidariedade e reconhecimento, o Governo do Amazonas está recebendo pacientes com Covid-19 vindos de outros Estados, por meio da Operação Gratidão. Mais dois pacientes vindos de Rondônia, sendo um homem e uma mulher, chegaram a Manaus e foram encaminhados ao Hospital Delphina Aziz, referência em casos da doença.  Neste primeiro momento, o Estado oferta oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atender pessoas vindas de Rondônia e do Acre. 

COM CUIDADO

operação
Foto: DIEGO PERES

“Todas as ações que nós estamos realizando, relacionadas à Covid-19, nós comunicamos aos órgãos de controle, pedimos orientações, e também do Ministério da Saúde, que é a instituição que está regulando esses pacientes. Então todas as medidas que nós estamos tomando aqui são alinhadas, acordadas, com todos os envolvidos no processo”, aponta o governador Wilson Lima, garantindo que não está tirando leitos dos amazonenses.

BERLINDA

Serão apreciadas hoje pelo Tribunal de Contas do Estado dez prestações de contas anuais. Dentre elas estão a prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clovis Saldanha, o “Corubão” (PT), no exercício de 2018; do então e atual gestor do Departamento Estadual de Trânsito em 2019, Rodrigo de Sá Barbosa; do ex-prefeito de Manicoré, Manuel Sebastião de Medeiros, durante a gestão em 2017, e do ex-secretário Municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Alves, no exercício de 2018.

PADRÃO

A Superintendência Adjunta de Operações da Suframa está padronizando as atividades e tarefas de todas as suas unidades no que diz respeito à vistoria física de mercadoria nacional. No último dia 3 de março, mais de 80 servidores passaram por uma oficina sobre o tema, elaborada pela Coordenação-Geral de Controle de Mercadorias e Cadastro e aplicada pela Coordenação de Integração Fiscal da Autarquia.  

EXTRA-PAUTA

projetos
Foto: Divulgação

Um total de 39 empresas apresentaram 44 projetos, que somam investimentos da ordem de R$5,21 bilhões a serem incrementados nos próximos três anos no Estado do Amazonas, garantindo a geração de aproximadamente 1.671 novos postos de trabalho, além de outros 630 que serão remanejados pelas próprias indústrias. Esse é o resultado de projetos que foram submetidos ao Conselho de Desenvolvimento do Estado Amazonas extra-pauta até agora, mas a previsão é de que, até a data limite, esse número possa aumentar.

FEIRAS

As feiras livres e mercados gerenciados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, retomam as atividades em novo horário de funcionamento, em virtude da flexibilização das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Agora, as feiras livres de bairros e mercados estão funcionando durante a semana, de 7h as 17h, com exceção da Feira da Manaus Moderna e Feira da Banana, no centro da cidade, que passam a funcionar entre 4h e 15h.

MAPEANDO

Mapear e mostrar em tempo real, com a colaboração da sociedade, o quantitativo de pessoas que indicam que estão com Covid, as recuperadas, as que nunca foram infectadas e as que já foram vacinadas. Este é o objetivo do site “COVID19MAP”, desenvolvido pelo professor doutor Fábio Santos da Silva e pelo aluno Victor Yan Pereira, da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas.

MINI-DISTRITO

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação está analisando estratégias para utilização do Micro Distrito Industrial de Manaus, localizado no ramal do Brasileirinho, zona Leste. Após algumas vistorias no espaço, o plano de ação foi iniciado e o secretário do órgão, Radyr Jr, juntamente com o subsecretário Gustavo Igrejas, fez visitas técnicas em seis pequenas empresas, que pretendem concorrer à utilização do espaço.

FRASES

“Mesmo na pandemia, estamos ajudando os cidadãos a solucionar seus conflitos”. Domingos Chalub, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

“Porto de Lenha se tornou um hino de resistência cultural, um chamado para a valorização do que é nosso! Não precisamos ser Liverpool, precisamos ser o que somos.” Márcia Siqueira, cantora, sobre a música icônica de Torrinho e Aldísio Figueiras

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar