Pesquisar
Close this search box.

Arthur retorna a vistoriar a reconstrução viária da avenida Buriti

Arthur retorna a vistoriar a reconstrução viária da avenida Buriti

A avenida Buriti, principal via de acesso entre as zonas Sul e Leste pelo Distrito Industrial, será, literalmente, reconstruída em mais de cinco quilômetros de extensão. Nesta terça-feira, 6/10, o prefeito Arthur Virgílio Neto vistoriou o andamento da obra, realizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que tem prazo aproximado de 30 dias para ser concluída.

“O trabalho é muito grande, estamos fazendo a retirada completa de massa asfáltica com uma máquina de última geração. A avenida é extensa e faz uma ligação perfeita com o restante da cidade. Essa avenida Buriti é muito importante para entrada e saída de insumos e produtos do Distrito Industrial”, explicou o prefeito Arthur Neto, acompanhado do superintendente da Suframa, general Algacir Polsin.

A recuperação da avenida Buriti é uma das mais esperadas por quem trafega pelo Distrito Industrial. Os trabalhos, que começaram no início desta semana, contemplam a retirada total do antigo asfalto e 20 centímetros da base para que ela seja reestruturada com Brita Gramada Simples (BGS) e, posteriormente, receba a compactação e asfaltamento. Uma máquina recicladora de última geração está sendo utilizada para dar agilidade e qualidade ao trabalho.

O prefeito explicou ainda que, pelo tempo em que as obras ficaram paradas, em algumas vias o trabalho está sendo refeito. “É como se estivéssemos começando, mas está saindo. Para mim, é um sonho se realizando e será uma honra entregar para a cidade um Distrito Industrial revitalizado, à altura do que representa a Zona Franca para Manaus. Será um verdadeiro cartão-postal”, declarou.

Acompanhando o desempenho nos trabalhos, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, explicou que a proposta é revitalizar, de fato, o Distrito Industrial e que a parceria com a Prefeitura de Manaus é vital. “Esse é o coração do modelo Zona Franca de Manaus e temos que investir pesado nisso e uma boa forma é revitalizá-lo. Essa parceria com a prefeitura é muito importante, porque ela não só está executando as obras com os prazos e a qualidade repactuados, mas também já está atuando no paisagismo, na iluminação e na sinalização”, disse o superintendente da Suframa.

Revitalização

As obras do Distrito Industrial estavam, temporariamente, suspensas e foram retomadas no último dia 2 de outubro, após serem solucionados os entraves burocráticos. O projeto contempla a recuperação de 35 vias e a reconstrução total das rotatórias da Suframa (já finalizadas) e da Samsung.

Com a repactuação, os recursos destinados às obras são de R$ 136 milhões por parte do governo federal, via Suframa, e a Prefeitura entra com a contrapartida de R$ 20 milhões, incluindo a iluminação de lâmpadas de LED e sinalização de trânsito.

Além disso, a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, é responsável pelo plantio de mudas ornamentais, recuperação de calçadas e outras ações já iniciadas pela avenida Ministro João Gonçalves Dias, que recebeu 70 mudas da espécie arbórea oiti.

Trânsito

Durante a realização do recapeamento nas avenidas Solimões e Buriti, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vão manter o monitoramento do fluxo de veículos no local. As áreas com recapeamento estão sinalizadas com cones para indicar os desvios aos condutores.

O trânsito no sentido Centro/bairro da avenida Solimões está interditado, no trecho próximo à rotatória da Gillette. Nesse perímetro, a via fica em contra fluxo no sentido oposto. Já na avenida Buriti, não há necessidade de intervenção.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar