Pesquisar
Close this search box.

Arthur Lira fala sobre ZFM, BR-319 e o combate à pandemia no AM

Arthur Lira fala sobre ZFM, BR-319 e o combate à pandemia no AM

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), em visita a Manaus, concedeu uma coletiva em hotel da cidade na manhã desta quinta-feira, (07), com a presença do deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

 O Deputado que é candidato a presidência da Câmara dos deputados no próximo dia 1º de fevereiro, falou sobre diversos assuntos importantes para o estado do Amazonas, como BR-319, Zona Franca de Manaus, bem como a ajuda do governo federal para o enfretamento da pandemia do Amazonas. 

A reforma tributária abriu a fala do Deputado Arthur Lira, que lembrou da complexidade do tema, “você não pode em um país continental como é o Brasil, tratar de uma reforma complexa como é a tributária de maneira igualitária”, disse, afirmando que o pensamento é unir as bancadas dos estados em prol de todos. “O pensamento médio é o meu compromisso com a bancada do Amazonas, com a bancada do norte do País, com a bancada do nordeste, com a bancada do centro-oeste e que nós tenhamos um mínimo de equilíbrio, de tranquilidade e de harmonia no trânsito das discussões destas matérias complexas”. Afirmou.

Zona Franca

Desde quarta-feira, (06), o deputado Arthur Lira está em Manaus, onde visitou a fábrica da Honda no distrito industrial, ocasião em que assumiu o compromisso de garantir o modelo econômico valorizando vantagens competitivas e ao mesmo tempo emprego e renda. O deputado acredita na modernização do modelo, e ao mesmo tempo no potencial do estado no campo da biotecnologia. “A visita ontem na Honda deixou claro a geração de emprego, a manutenção de emprego, inovação tecnológica novos setores sendo criados. Nós temos uma capacidade de biotecnologia, de indústria farmacêuticas, de trabalhar a indústria de crédito de carbono, todo mundo quer preservar a Amazônia e nós queremos também”. Afirmou, lembrando que a visita pela região norte começou no Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, e se estendera ainda hoje nos estados de Rondônia e Acre.

BR-319

Perguntado sobre a BR-319, Arthur Lira, destacou as dificuldades do ano de 2020 na aprovação de medidas que não fossem emergenciais, mas afirmou a luta junto com a bancada do Amazonas para alocar recursos para concretizar a obra. “A questão da BR é uma questão muito mais orçamentária, do que política, e o orçamento que eu defendo e foi o que eu defendi ano passado e que nós aprovamos numa desarmonizarão entre a articulação do governo e o congresso, o governo vetou e por causa da pandemia nós não conseguimos derrubar o veto porque não conseguimos trabalhar presencialmente para construir consenso. O orçamento impositivo ele vai ser votado agora em fevereiro, porque nós é que viajamos de Brasília para os estados toda semana, não é o ministro Tarcisio da infraestrutura que sabe o que o Amazonas precisa lá na ponta, porque é humanamente impossível um ministro ter tudo isso na sua cabeça, então nós vamos e voltamos e nós traremos as demandas, como a bancada do Amazonas que vai trazer para a BR-319, e no orçamento impositivo, seja de bancada, seja de comissão, seja do relator geral nós vamos alocar recursos para concretizar esta obra”. Enfatizou. 

Pandemia no Amazonas. 

Na noite de quarta-feira, (06), o deputado Arthur Lira, conversou diretamente com o ministro da saúde Eduardo Pazuello para falar sobre a questão da segunda onda da covid-19 que atinge e lota hospitais na cidade de Manaus. O ministro firmou o compromisso de ajuda federal junto ao governo do estado e prefeitura da capital, segundo o deputado, “o ministério está em contato direto e permanente com o governo do estado e com a prefeitura de Manaus para aumentar a assistência federal, abrindo novos leitos como foi feito das outras vezes e explicando mais ou menos com é o processo. Nós só temos uma saída para isso, alocar recursos, que acho que nunca vão faltar, o ministério não vai se negar a mandar recursos pra cá e nós vamos ingerir para isso, agora o importante, nós temos que começar a vacinar, e se uma prioridade for feita assim de uma maneira muito emblemática é que se comece por aqui, não é aqui que está o maior problema, não é aqui onde está o maior epicentro, não é aqui onde foi a pior primeira onda, não é aqui que se avizinha que pode ter uma segunda onda muito complicada, é uma luta que nós podemos fazer e que nós faremos, mas é o que nós estamos convivendo então é apertar, para que a saúde inicie a vacinação e para que inicie pelo Amazonas”. Disse. 

Expectativas sobre a eleição

Sobre as expectativas para eleição no próximo dia 1º fevereiro o Deputado Arthur Lira, conta que tem o apoio da bancada do Amazonas, assim como de todo norte do estado, nordeste e parte do sudeste, “Nós temos 8 deputados (Amazonas), sete vão votar conosco, Roraima a mesma coisa, Amapá a mesma coisa, Pará a maioria, Rondônia será da mesma maneira, Acre também não tenho dúvida disso, então no norte está consolidado, o nordeste absolutamente tranquilo, o sudeste também da mesma forma, então cada estado as contas que nós temos nos dão a garantia que as nossas propostas são mais recebidas pelos deputados, porque vocês tem que lembrar que acima de tudo isso é uma eleição administrativa interna, as repercussões para o Brasil elas vão vir se as nossas propostas forem colocadas em pratica ou não, que nós sabemos que as que estão hoje postas não estão funcionando”. Finalizou. 

O deputado Arthur Lira acredita que 2020 será um ano de grande recuperação econômica principalmente na iniciativa privada, “O mundo privado ele vai ser um ano espetacular por diversos fatores, a iniciativa privada está se soerguendo, o elefante que estava deitado já se levantou, as demandas por comodities no mundo elas vão fazer do Brasil um celeiro de oportunidades”. 

Sandro Abecassis

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar