16 de maio de 2021

Arthur Lira fala sobre ZFM, BR-319 e o combate à pandemia no AM

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), em visita a Manaus, concedeu uma coletiva em hotel da cidade na manhã desta quinta-feira, (07), com a presença do deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

 O Deputado que é candidato a presidência da Câmara dos deputados no próximo dia 1º de fevereiro, falou sobre diversos assuntos importantes para o estado do Amazonas, como BR-319, Zona Franca de Manaus, bem como a ajuda do governo federal para o enfretamento da pandemia do Amazonas. 

A reforma tributária abriu a fala do Deputado Arthur Lira, que lembrou da complexidade do tema, “você não pode em um país continental como é o Brasil, tratar de uma reforma complexa como é a tributária de maneira igualitária”, disse, afirmando que o pensamento é unir as bancadas dos estados em prol de todos. “O pensamento médio é o meu compromisso com a bancada do Amazonas, com a bancada do norte do País, com a bancada do nordeste, com a bancada do centro-oeste e que nós tenhamos um mínimo de equilíbrio, de tranquilidade e de harmonia no trânsito das discussões destas matérias complexas”. Afirmou.

Zona Franca

Desde quarta-feira, (06), o deputado Arthur Lira está em Manaus, onde visitou a fábrica da Honda no distrito industrial, ocasião em que assumiu o compromisso de garantir o modelo econômico valorizando vantagens competitivas e ao mesmo tempo emprego e renda. O deputado acredita na modernização do modelo, e ao mesmo tempo no potencial do estado no campo da biotecnologia. “A visita ontem na Honda deixou claro a geração de emprego, a manutenção de emprego, inovação tecnológica novos setores sendo criados. Nós temos uma capacidade de biotecnologia, de indústria farmacêuticas, de trabalhar a indústria de crédito de carbono, todo mundo quer preservar a Amazônia e nós queremos também”. Afirmou, lembrando que a visita pela região norte começou no Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, e se estendera ainda hoje nos estados de Rondônia e Acre.

BR-319

Perguntado sobre a BR-319, Arthur Lira, destacou as dificuldades do ano de 2020 na aprovação de medidas que não fossem emergenciais, mas afirmou a luta junto com a bancada do Amazonas para alocar recursos para concretizar a obra. “A questão da BR é uma questão muito mais orçamentária, do que política, e o orçamento que eu defendo e foi o que eu defendi ano passado e que nós aprovamos numa desarmonizarão entre a articulação do governo e o congresso, o governo vetou e por causa da pandemia nós não conseguimos derrubar o veto porque não conseguimos trabalhar presencialmente para construir consenso. O orçamento impositivo ele vai ser votado agora em fevereiro, porque nós é que viajamos de Brasília para os estados toda semana, não é o ministro Tarcisio da infraestrutura que sabe o que o Amazonas precisa lá na ponta, porque é humanamente impossível um ministro ter tudo isso na sua cabeça, então nós vamos e voltamos e nós traremos as demandas, como a bancada do Amazonas que vai trazer para a BR-319, e no orçamento impositivo, seja de bancada, seja de comissão, seja do relator geral nós vamos alocar recursos para concretizar esta obra”. Enfatizou. 

Pandemia no Amazonas. 

Na noite de quarta-feira, (06), o deputado Arthur Lira, conversou diretamente com o ministro da saúde Eduardo Pazuello para falar sobre a questão da segunda onda da covid-19 que atinge e lota hospitais na cidade de Manaus. O ministro firmou o compromisso de ajuda federal junto ao governo do estado e prefeitura da capital, segundo o deputado, “o ministério está em contato direto e permanente com o governo do estado e com a prefeitura de Manaus para aumentar a assistência federal, abrindo novos leitos como foi feito das outras vezes e explicando mais ou menos com é o processo. Nós só temos uma saída para isso, alocar recursos, que acho que nunca vão faltar, o ministério não vai se negar a mandar recursos pra cá e nós vamos ingerir para isso, agora o importante, nós temos que começar a vacinar, e se uma prioridade for feita assim de uma maneira muito emblemática é que se comece por aqui, não é aqui que está o maior problema, não é aqui onde está o maior epicentro, não é aqui onde foi a pior primeira onda, não é aqui que se avizinha que pode ter uma segunda onda muito complicada, é uma luta que nós podemos fazer e que nós faremos, mas é o que nós estamos convivendo então é apertar, para que a saúde inicie a vacinação e para que inicie pelo Amazonas”. Disse. 

Expectativas sobre a eleição

Sobre as expectativas para eleição no próximo dia 1º fevereiro o Deputado Arthur Lira, conta que tem o apoio da bancada do Amazonas, assim como de todo norte do estado, nordeste e parte do sudeste, “Nós temos 8 deputados (Amazonas), sete vão votar conosco, Roraima a mesma coisa, Amapá a mesma coisa, Pará a maioria, Rondônia será da mesma maneira, Acre também não tenho dúvida disso, então no norte está consolidado, o nordeste absolutamente tranquilo, o sudeste também da mesma forma, então cada estado as contas que nós temos nos dão a garantia que as nossas propostas são mais recebidas pelos deputados, porque vocês tem que lembrar que acima de tudo isso é uma eleição administrativa interna, as repercussões para o Brasil elas vão vir se as nossas propostas forem colocadas em pratica ou não, que nós sabemos que as que estão hoje postas não estão funcionando”. Finalizou. 

O deputado Arthur Lira acredita que 2020 será um ano de grande recuperação econômica principalmente na iniciativa privada, “O mundo privado ele vai ser um ano espetacular por diversos fatores, a iniciativa privada está se soerguendo, o elefante que estava deitado já se levantou, as demandas por comodities no mundo elas vão fazer do Brasil um celeiro de oportunidades”. 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email