Pesquisar
Close this search box.

Arthur foi sondado para ser vice de José Serra

O senador Arthur Virgílio (PSDB) é um dos nomes mais fortes da política amazonense e, a cada dia, ganha mais poder e influência no Congresso Nacional, a prova disto é a indicação de seu nome para ocupar a vaga de candidato a vice-presidente da República na chapa do colega de partido, o ex-governador paulista, José Serra, antes da escolha do deputado federal pelo Rio de Janeiro, Índio da Costa (DEM). Segundo Arthur, a escolha pelo indicado do DEM foi feita por motivação política e para fortalecer o nome de Serra, entre a juventude e o colégio eleitoral do Rio de Janeiro.
O ex-governador de São Paulo e candidato à presidência, José Serra, manteve-se alheio à confusão estabelecida, nos últimos dez dias, dentro da coligação: PSDB, PPS, DEM e PTB, por conta da disputa pela indicação do vice, mas, já tinha sua preferência por nomes dentro do próprio partido. “Álvaro Dias era também um nome muito forte dentro do nosso partido (o PSDB) para se aliar ao Serra, mas o nome tinha que partir dos aliados, por conta dos acordos políticos. Eu também advogava a escolha da vice-governadora do Pará (PA), Valéria Pires Franco do DEM para a vaga”, avaliou Arthur, ressaltando que ele próprio poderia ter sido o escolhido. “Antes dessa escolha, meu nome foi sondado pelo Serra para ocupar a vaga. Fiquei quietinho, mas uma proposta dessa eu não iria recusar, mas todos consideram que eu preciso mesmo é continuar fazer o que estou fazendo pelo Brasil e pelo meu Estado no Congresso Nacional, por enquanto”, revelou o senador.
O senador revelou que aceitaria o convite e, segundo o próprio José Serra, o nome de Arthur também agregaria força política na região Norte, onde o desempenho do presidenciável ainda é menor do que o ideal para o PSDB e no Rio de Janeiro, onde o senador possui muita expressividade. “Foi uma questão política entre partidos”, revelou.
A vaga do vice, segundo Arthur Virgílio, é, geralmente ‘negociada’ com os partidos aliados para compor um programa de governo, atrair simpatizantes de outros partidos e aumentar tempo de propaganda e recursos para campanha. No entanto, no caso de José Serra, mais dois fatores contavam para a escolha do vice: força em regiões onde a candidatura de Serra ainda possui problemas e popularidade. “O deputado federal, Índio da Costa é muito conhecido no Rio de Janeiro, onde já exerceu 3 mandatos estaduais e 1 federal. Além do mais, Serra não estava bem no Rio. Índio é um político novo, de apenas 39 anos. Ele atrai a juventude”, avaliou Arthur Neto.

Escolha teve motivação política entre partidos

O pré-escolhido para ocupar a vaga de vice na chapa de Serra, o deputado federal Antônio Índio da Costa (DEM/RJ) é o nome que valerá 3 minutos a mais no programa eleitoral de televisão e rádio do presidenciável tucano e foi escolhido sob pressão do DEM, esta semana, que ameaçou abandonar a coligação com o PSDB.
Índio da Costa tem 39 anos e, segundo os tucanos, atrai a juventude e dá estabilidade à candidatura de José Serra, uma vez que tem expressividade no Congresso e, principalmente, no Rio de Janeiro. “Ele foi o relator do projeto ficha limpa, o qual mais de 7 milhões de pessoas assinaram e é um dos principais membros da CPI dos cartões corporativos da Câmara. Enfim, não existe essa historia de que ele é desconhecido e inexperiente. Quem era a Dilma antes de Lula alçá-la?”, lembrou Arthur Virgílio.
Segundo o senador, a maior estratégia, agora, antes do início oficial da campanha, é apostar na mídia de internet, onde se encontram a massa da juventude os formadores de opinião. “O deputado Índio possui blog, em que comenta e discute assuntos, diariamente na internet. No twitter possui mais de 30 mil seguidores. Com a indicação do DEM ele se tornou uma curiosidade. Não demora e ele será celebridade”, previu Arthur, avaliando o desempenho do parlamentar democrata na internet, mais precisamente, na rede de relacionamento, twitter.

Índio tem força na internet e com jovens, diz Arthur

Com relação às críticas sobre sua inexperiência, o deputado Índio da Costa usou o twitter para rebater publicamente. “Lula diz que não me conhece. Esqueceu que tentou barrar o projeto ficha limpa, mas não conseguiu?”, questionou. “Para relembrar minha experiência como parlamentar sugiro à dupla PT/Dilma reler meu relatório paralelo da CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito] dos cartões corporativos”, continuou.
O PSDB tem até esta semana para oficializar a chapa Serra-Índio. Até lá, o senador do Amazonas, Arthur Virgílio, ainda tem chances de ser indicado. Em termos de mídia de internet, o parlamentar amazonense também vai bem. São Mais de 10 mil seguidores no twitter e artigos publicados em vários portais na rede.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar