11 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Arthur espera ansioso o verão

Nos últimos dias o prefeito Arthur Neto tem dito a amigos e aliados que está ansioso pela chegada do verão. Ele entende que tem as condições necessárias para fazer, no período de sol, as obras que vão efetivamente mudar a cara da cidade

Nos últimos dias o prefeito Arthur Neto tem dito a amigos e aliados que está ansioso pela chegada do verão. Ele entende que tem as condições necessárias para fazer, no período de sol, as obras que vão efetivamente mudar a cara da cidade. Alguns entusiastas enxergam nesse estado de espírito dele uma indicação de que pode mesmo vir a ser candidato a governador em 2014, mas pessoas muito próximas ao gestor descartam completamente essa hipótese. Para elas, a ansiedade tem uma explicação: o tucano sabe que, se não apresentar resultados ainda este ano, vai ter dificuldades no restante do mandato. A história recente mostra que o administrador mal avaliado no primeiro ano, passa o restante da administração tentando se recuperar, sem conseguir.

Hissa legal

O vice-prefeito Hissa Abrahão é um dos responsáveis pela ansiedade do prefeito. É que, enquanto Arthur estava nas ruas nos quatro primeiros meses do mandato, seu vice, ficava recolhido preparando os atos legais que possibilitariam o investimento de uma boa soma na infraestrutura da cidade. E ao que tudo indica, o jovem político cumpriu a missão com muito êxito.

Explicando

Aliás, Hissa tem gastado um tempinho com jornalistas e amigos, explicando sua viagem de 20 dias aos Estados Unidos, em abril. Na realidade, ela estava programada desde agosto do ano passado, quando ele e mais duas dezenas de jovens políticos brasileiros foram convidados pelo governo americano –leia-se Barak Obama – para uma imersão nas ideias e práticas político-administrativas dos “reis do mundo”. E ele garante: aprendeu muito.

Logística

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Receita Federal e o Ministério da Agricultura estão se preparando para cumprir a determinação da Secretaria Nacional da Aviação Civil, de manter o serviço de desembaraço de cargas funcionando 24 horas por dia. A decisão entra em vigor amanhã, em nível nacional. Representantes destes órgão estiveram reunidos na semana passada com colegas do aeroporto internacional Eduardo Gomes, do Sindicato dos Funcionários da Receita, Suframa e Alfândega de Manaus.

Como é hoje

Apesar de os três terminais de carga já funcionarem 24 horas nas operações de recebimento armazenado e controle de carga, a liberação de carga pela Receita Federal funciona só até meia noite. Com o novo horário, será possível fazer a entrega da carga também full time. A presidente da Sindireceita, Silvia Helena Alencar, diz que basta o governo federal dar posse a 750 analistas que passaram no último concurso, mais 750 excedentes que tiveram nota para passar, mas ficaram fora das vagas, que o funcionamento estará garantido.

Sem porto

Infelizmente, a liberação de cargas full time não atingirá os portos. O diretor-adjunto da Alfândega de Manaus, Maurício Moreira, justifica o furo dizendo que ainda não for possível cumprir todo o cronograma adotado pelo órgão para se adequar à nova determinação.

Sangue

O governador Omar Aziz aguarda para os próximos dias o lançamento do edital de licitação do Hospital do Sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam). A Comissão Geral de Licitação (CGL) do Governo do Estado está aguardando a liberação do projeto executivo, que se encontra sob análise da Caixa Econômica Federal, para publicar o edital que vai habilitar a construtora responsável pela obra.
Pressa

Na semana passada, o governador pediu urgência na questão burocrática que envolve a obra do Hospital do Sangue, com previsão para iniciar no segundo semestre. “Queremos concluir a licitação antes do final deste semestre e iniciarmos a obra a todo vapor no próximo verão”, disse o governador.

Abuso

A contenção de gastos anunciada pelo prefeito Arthur Neto está aparentemente sendo ignorada na Secretaria Municipal de Saúde. Há uma profusão de viagens de servidores do órgão relacionadas no Diário Oficial do Município. Em alguns casos, passagens e diárias, que podem chegar a R$ 600, são autorizadas para eventos que chegam a durar seis dias, sem resultados práticos imediatos.

Na mira

O ex-prefeito Serafim Corrêa aparentemente gostou da polêmica que manteve há duas semanas com o senador Eduardo Braga. Ontem ele voltou a carga, atacando o adversário, a quem acusa de estar desprestigiado como líder do governo no Senado. Isso por causa das negociações em torno da MP dos Portos, durante as quais Braga teria sido “desautorizado pelo Planalto”, segundo Sarafa.

Alvo

Além da rivalidade histórica –os dois só estiveram no mesmo palanque em 1998, quando formaram a chapa que disputou o governo àquela altura –, Serafim tem um alvo bem definido quando ataca Braga: garantir seu nome entre as opções para disputar o governo ou o Senado em 2014. A possibilidade é remota, mas existe. De concreto, hoje, existe a intenção dele de disputar uma das vagas do Estado na Câmara Federal, ainda mais depois que o Amazonas ganhou o direito de eleger nove deputados federais.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email