Artesãos buscam ampliar mercado com incubadora

Cerca de 92 produtores artesanais pretendem participar da Incooper (Incubadora de Associações e Cooperativas Populares) para promover suas operações e ampliar mercado de atuação em Manaus. A participação no projeto, anunciada na tarde de ontem pelos coordenadores da Vapet e da Aexa, conta com o apoio do Sebrae-Am, Fapeam, Banco do Brasil, Suframa e Banco da Amazônia, entre outros.

A presidente da Aexa (Associação dos Expositores da Ponta Negra), Nazaré Braz da Silva, explicou que o foco dos resultados vai se concentrar na importância da orientação dos 84 artesãos associados para atuarem no mercado local.
Segundo a dirigente da entidade, a parceria com os órgãos envolvidos pode influir no crescimento dos negócios, já que os associados vão aprender estratégias de administração, organização e marketing, além do contato direto com tecnologias e pesquisas.

Nazaré Silva disse que, em 2006, a Aexa obteve R$ 1,2 milhão em vendas e estima alcançar R$ 1,5 milhão este ano.

A presidente lembrou ainda que, embora os artesãos do Centro de Artes da Ponta Negra levem grande vantagem sobre a maioria dos profissionais da área atuantes em outras regiões da capital devido à localização dos pontos de venda, não vêm obtendo resultados satisfatórios nos negócios.

Projeto vai ajudar os pequenos negócios

Segundo Nazaré Silva, a participação dos associados da Aexa no projeto vai fazer os negócios prosperarem, já que ainda lhes falta um pouco de organização na administração dos negócios. “É algo que vamos aprender enquanto incubados do Sebrae”, assegurou.

A líder da Unidade de Cultura de Cooperação do Sebrae-Am (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Amazonas), Lígia Santos, disse que a Incooper vai receber a adesão de pelo menos 15 parceiros, servindo de intermediário para obtenção de linhas de crédito e fomento tecnológico para incentivar a ampliação e melhoria dos grupos associativos do Estado do Amazonas.

Segundo a executiva, cooperados como a Vapet (produtora de vassouras a partir de garrafas plásticas), Afapa (Associação da Feira de Artesanato e Produtores do Amazonas) e Coopleite (Cooperativa dos Produtores de Leite de Autazes) serão treinados para a inserção no mercado local de seus produtos por meio de consultorias, informações contábeis, administrativas, mercadológicas e até jurídicas.

“A iniciativa da Incooper é inédita no sistema Sebrae do país, já que é um projeto-piloto cujo objetivo é basicamente capacitar os membros dos grupos, associados e cooperados, na gestão democrática do empreendimento”, explicou Lígia Santos.

A gestora da Incooper no Sebrae-Am, Cione Guimarães, explicou que dentre os objetivos da cooperativa está o de identificar associações e cooperativas com potencial empreendedor que necessitem de apoio para consolidação da produção, além de servir como incentivo para a retirada de grupos associativos que operam na informalidade.

Segundo técnicos do Sebrae, dentre os objetivos da Incooper estão a redução da taxa de mortalidade das cooperativas e associações, suporte metodológico e gerencial para o crescimento da produção, criação de uma rede de conhecimento multidisciplinar especificamente nas áreas de economia, administração, produção, marketing, contabilidade e jurídica, cuja base é formada pelos parceiros com vistas ao monitoramento e apoio às cooperativas na gestão dos negócios com aconselhamento periódico.

Vapet fecha acordo para fabricar filtro de papel

Para a presidente da Vapet (Associação dos Produtores de Vassouras de PET), Lúcia Obando, a adesão das associações artesanais vai favorecer, além da geração de emprego e renda, a diversificação da produção. Embora não tenha revelado nomes, a dirigente assegurou que a associação fechou uma parceria com uma empresa local fabricante de filtros de água, o que fará os negócios ganharem novo fôlego já a partir de novembro.

“Nossas expectativas têm crescido bastante, principalmente depois da Expoag

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email