Pesquisar
Close this search box.

ARTESANATO – Ofertas de cursos são gratuitas

Com o objetivo de promover o empreendedorismo e a geração de renda para jovens e adultos, a Copamart (Cooperativa Amazonense de Artesanato) inicia o ano realizando cursos gratuitos em Manaus e no interior do Estado. “Muitas pessoas e comunidades vinham até nós interessadas em aprender artesanato e, além disso, frequentemente recebemos grandes encomendas e deixamos de atender no prazo por não darmos conta da demanda, daí vimos a necessidade de promover os cursos”, disse a presidente da cooperativa, Terezinha Lira.
A iniciativa tem o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil e a realização do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com a Prefeitura de Manaus, através da Semtrad (Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social). E, segundo Terezinha, esses foram os maiores incentivos para a realização dos cursos. “A cooperativa é relativamente nova, temos apenas dois anos, e conseguirmos esse apoio dos órgãos é extremamente importante para nós”, comenta a presidente, ao revelar que através dos eventos que os parceiros participam a Copamart já conseguiu levar o artesanato local para outras partes do país.
Ela conta que a cooperativa conta com atualmente 23 associados, cada um trabalhando com um material diferente. Ela explica ainda que os ganhos de quem resolve investir no segmento de artesanato pode ser considerado bom. “Logo no início você consegue garantir uma renda de ao menos um salário mínimo. Se houver o esforço, a tendência é de ganhos bem maiores”, garante.

Curso de artesanato

Até o fim desta semana, mais de 40 pessoas, moradoras dos bairros Japiim e Compensa 1 participam das oficinas para confecção de moda praia, cartonagem, fuxico, peso de porta, travesseiro e bolsas, além de customização de camisetas e desenvolvimento de produtos, todos usando a temática regional como referência.
Na próxima semana, as comunidades beneficiadas serão as da Compensa 2, e novamente, Compensa 1, que ganhará outras turmas e novas técnicas. Outras capacitações estão programadas para acontecer no bairro Vila da Prata e até mesmo no município Cacau Pirêra, no entorno de Manaus.
A presidente da Copamart, Terezinha Lira, diz que a carga horária das aulas varia entre nove horas e 40 horas, sendo ministradas por artesãos profissionais, monitores da organização. “A procura de pessoas interessadas em fazer o curso é sempre muito grande, por isso abrimos diversas turmas e vamos a muitos lugares distintos para atender às solicitações de associações”, afirma.
Já foram realizados os cursos de arranjos florais regionais, boneca ribeirinha, almofada com aplique motivo regional, confecção de ecobag -bolsas produzidas com material reciclável e sustentável, confecção de sacolas reutilizando banners, pintura em tecido motivo regional e biscuit básico (frutas típicas regionais).
Para saber quando serão realizados os demais cursos e os locais em que eles serão oferecidos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone com a presidente da Copamart através do número (92) 8177-1953.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar