Pesquisar
Close this search box.

ArtBrasil apresenta espetáculo “Quem Casa, Quer Casa” de forma virtual

ArtBrasil apresenta espetáculo “Quem Casa, Quer Casa” de forma virtual

Adaptado da obra do escritor brasileiro Martins Pena, considerado o pai da comédia de costumes no Brasil, o espetáculo “Quem Casa, Quer Casa”, dirigido pela produtora cultural Ana Cláudia Motta, está de volta em uma apresentação virtual. A partir desta sexta (18) até o dia 23, a peça – já gravada – será exibida nos canais do Youtube da Associação ArtBrasil e do Casarão de Ideias.

Realizada de forma gratuita, a exibição faz parte do projeto “Quem Casa, Quer Casa – Da Dramaturgia à Cena: Quando as mazelas humanas ultrapassam os séculos”, contemplado no Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Além do espetáculo, os espectadores poderão ter acesso a entrevistas com os responsáveis pela criação e composição da peça, como a própria Ana Cláudia, o maestro, compositor e produtor musical Paulo Marinho (trilha sonora), Rivaldo Monteiro (que assina a cenografia e a adereçagem e também faz parte do elenco), Diego Lima (responsável pela iluminação) e os atores Gomes de Lima, Carlos Eduardo, Denise Lima, Raphael Frota e Magda Loiana.

“A proposta é que eles falem sobre suas trajetórias. É mais um viés de visibilidade dos trabalhadores do mercado artístico-cultural amazonense”, detalha Ana Cláudia.

Outra novidade é a série de seis videoaulas sobre Comédia de Costumes no Brasil. A artista convidada originalmente para conduzir o curso de formação era a Diretora de Teatro e Atriz, Selma Bustamante, que faleceu em março do ano passado. Quem assume a honrosa vaga é o ator, dramaturgo e diretor teatral Jorge Bandeira, que também é Historiador e professor de Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Nestas videoaulas, o link entre a comédia de costumes e a realidade social brasileira será explorado, atendendo a característica de vislumbrar a obra de arte como elemento fomentador da crítica social”, pontua a diretora do espetáculo.

Responsável pela adaptação de “Quem Casa, Quer Casa”, que chegou aos palcos do Teatro Amazonas em 2017, ela explica que, na proposta original, o projeto pretendia possibilitar a circulação da peça, mas, com o advento da pandemia do novo coronavírus e o aval da Manauscult, foi adaptado para uma proposta virtual. “De forma que pudesse atingir os mesmos objetivos, mas de forma mais segura no que tange a contenção da proliferação da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus)”, enfatiza.

Confusão e Risos

O espetáculo conta a história de uma família: Fabiana é mãe de Olaia (que se casou com Eduardo) e Sabino (que se casou com Paulina). Por falta de condições financeiras, ambos foram morar na casa da mãe com os esposos, não demorando muito para que a convivência vire um inferno.

Paulina, nora de Fabiana, tem personalidade forte e quer mandar na casa mais do que a sogra, enquanto o genro Eduardo sonha em ser um grande tocador de rabeca/violino, passando o dia todo tocando ao invés de procurar trabalho. Já o marido de Fabiana, Nicolau, só se dedica à igreja. Assim é armada uma rede de intrigas que impulsionam a trama e fazem desta obra uma das comédias mais famosas de Martins Pena, conhecido por retratar a sociedade brasileira de sua época, com suas virtudes e vícios.

“Com certeza, ele nunca imaginou que sua análise perpassaria a fronteira do tempo e se encaixaria perfeitamente no Brasil de qualquer época”, destaca Ana Cláudia.

Serviço

O que: Espetáculo “Quem Casa, Quer Casa”

Quando: Exibido de sexta (18) à quarta (23), o dia todo

Onde: Canais do Youtube do Casarão de Ideias e da Associação ArtBrasil

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar