Pesquisar
Close this search box.

Arranjo Produtivo Local Automotivo na Bahia forma rede de empresas

A primeira rede de empresas do setor automotivo da Bahia está sendo criada com o apoio do projeto do Sebrae na Bahia de “APL – Arranjo Produtivo Local Automotivo”. Participam as empresas Fixar, Carhej, Hober e Produmaster. Na opinião do empresário Amaury Rocha, diretor comercial da Fixar, que produz parafusos especiais e automotivos, a rede do APL Automotivo vai ser muito importante na divulgação maior das empresas no mercado. “Podemos ter um representante para negociar por todas as empresas com um mesmo cliente oferecendo produtos diferentes. Seria uma âncora para alavancar os negócios”, destacou Amaury.
A gestora do Projeto APL Automotivo do Sebrae/BA, Hirlene Santos Pereira, explicou que o Sebrae promoveu a prospecção das empresas para a formação da rede, agendando reuniões e visitas individuais que ajudaram a perceber os pontos comuns para que elas possam definir suas futuras ações.
Além da consultoria para formação de redes de empresários, o Sebrae/BA promove consultoria para certificação em ISO 9001 e ISO TS16949 para o grupo de cinco fornecedores locais. A Instituição organizou missões técnicas para a Feira Brasilplast, ao Senai Mario Amato e ao APL de Plástico de São Paulo. Um calendário de capacitações foi definido para orientar os empresários e para que eles possam estar em condições de atender os requisitos de qualidade exigidos por empresas como a Ford.
As capacitações vão acontecer de julho a novembro deste ano e abrangem as áreas técnicas e de gestão como o Processo de Aprovação de Peças e Produção, Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, Análise de Sistema de Medição, Metrologia Aplicada aos Sistemas de Gestão, Lean Manufactoring, que é o Planejamento de Produção e GD & T – Leitura e Interpretação.
No lançamento do APL, na semana passada, os empresários conheceram o novo portal do setor apresentado por Luiz Claudio da Silva, assessor de desenvolvimento do Instituto Euvaldo Lodi, parceiro de Sebrae/BA. O novo portal www.aplautomotivobahia.com.br tem a função de ser um ponto de encontro dos empresários do setor. Eles podem buscar informações novas parcerias de negócios com outras empresas do APL e até mesmo realizar compras conjuntas. “O portal também vai ajudar na elaboração de redes empresariais e promover encontro dos empresários em fórum de discussão”, explicou Luiz Claudio da Silva.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar