Pesquisar
Close this search box.

Arnaldo Garcez segue para a Europa onde vai representar o Brasil, em Perugia

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Para os admiradores da obra do artista plástico Arnaldo Garcez, ele está de volta a Manaus, ainda que rapidamente, com a exposição ‘Introspecção’, que teve sua vernissage ontem, 14, nas dependências do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), av. André Araújo, 200, Aleixo, e segue até o dia 22, sexta-feira.

“É que dia 24 retorno para o Rio de Janeiro, onde moro, e dia 28 sigo para a Itália, para a cidade de Perugia, onde monto minha exposição no dia 29 cuja vernissage será no dia 30”, informou.

A convite da ‘Associazione La Casa degli Artisti’ de Perugia, Arnaldo participará da 6ª edição da Mostra Internacional de Arte Contemporânea ‘Stati d’Arte’ como único representante do Brasil.

“Para mim é uma grande honra participar dessa exposição representando o Brasil, como o único artista plástico brasileiro no evento. Artistas de 14 países estarão lá, então, para mim, é a glória estar junto com eles levando a bandeira brasileira, e por que não a do Amazonas também. Isso só vem confirmar que meu trabalho tem atingido uma dimensão internacional”, destacou.

Há mais de 20 anos Arnaldo Garcez mora no Rio de Janeiro, de onde parte para outros países com seus quadros. Trata-se de um artista ‘contemporâneo e universal’, que mantém estreito vínculo com suas raízes, e nunca deixa de lançar seus trabalhos na capital manauara, origem de sua fonte de inspiração e de material criativo.

“Apesar de não morar aqui, vivo sempre aqui. Fui morar no Rio por necessidade de trabalho e para adquirir mais conhecimento. Isso é natural, mas sempre tem um espaço na minha agenda para vir à cidade que tanto amo. Nunca deixo de estar atento às coisas que aqui acontecem”, garantiu.

Encerrando ‘Introspecção’

“Para completar esse elo, tenho vários amigos manauaras pelos quais tenho o maior respeito, artistas com um padrão de qualidade inquestionável. Essa é a grande questão da relação com a cidade, a qual cada vez que eu venho, mesmo sem muito espaço de tempo, está diferente, mas acredito que numa evolução, principalmente com a cultura, com o surgimento permanente de artistas novos, mostrando um trabalho de qualidade”, completou.

Essa exposição de agora, encerra o projeto ‘Introspecção’ iniciado por Garcez ano passado, quando o artista foi matéria no Jornal do Commercio, em agosto. ‘Introspecção’ começou em São Paulo, depois Rio e Uberlândia, em Minas, e encerraria em Manaus, o que acabou não acontecendo naquele ano, mas somente agora.

“Recebi convite do Marcos Belém e do Júlio Ventilari, do TRE, para expor no Tribunal, então resolvi aceitar, ainda que por poucos dias, mas para poder encerrar o projeto em grande estilo e partir para a Itália”, revelou.

Introspecção é quando você pensa sobre si mesmo, sobre o que ocorre no seu íntimo, sobre suas experiências do passado, do presente e do futuro. O que não faltou foi tempo para as pessoas ficarem introspectivas durante o isolamento social. O mesmo aconteceu com o artista plástico, daí surgindo essa produção de quadros que acabou por gerar o projeto da exposição.

‘Introspecção’ é formada por 16 pinturas inéditas, produzidas com tinta acrílica sobre telas com tamanhos variados. A obra, segundo o artista, tem o ser humano como referência e foco principal e suas figuras são recheadas de mistério, estão permanentemente atentas, nunca sujeitas à passividade.

Um dos mais ativos

“Já vinha numa fase de construção de diversas obras, me preparando para uma nova exposição, então trouxe dez obras aqui para Manaus reunindo com algumas que já estavam aqui, para poder compor ‘Introspecção’. Nessa série que fiz pro salão, na Itália, trabalho com aquarelas, pigmentos, acrílica, uma série inédita de quadros para compor o espaço, no TRE. Essa nova exposição terá o meu nome, pois é uma série nova, por isso coloquei ‘Arnaldo Garcez’, porque estarei representando o Brasil. Posso dizer que essa produção possui novas cores, porque busco sempre algo diferente na minha obra”, afirmou.

Em Manaus, Arnaldo tentará conseguir patrocínios para futuros projetos.

“Vim aqui, também, atrás de patrocinadores. Isso é natural no meio artístico. Preciso desses patrocínios para me movimentar de um lugar para outro, com minha obra”, adiantou.

O artista plástico amazonense é um dos mais ativos fora do Estado, com exposições periódicas em Manaus, Rio, São Paulo, Brasília, Lisboa, Nova Iorque, Roma, Nápoles e Perúgia.

“Depois da Itália, retorno para o Brasil onde darei continuidade ao meu trabalho de produzir e expor minha arte”, concluiu.

A exposição ‘Arnaldo Garcez’ pode ser visitada diariamente, das 8h às 14h. Informações: 9 8112-9369.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar