Pesquisar
Close this search box.

Argila para embelezar e curar

Quando observamos vários tipos de argila, podemos verificar que possuem diversas tonalidades de cores. Pois cada uma dessas cores é usada para tratamentos específicos, sejam estéticos ou medicinais. A argila é um mineral de rochas sedimentares composto de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem essas tonalidades e propriedades. E seu uso é secular, mais recentemente sendo industrializada e passando por processo de esterilização.

Tão avançada está a utilização dessa matéria-prima da natureza que até se criou a argiloterapia, conjunto de técnicas de tratamentos com argila divididos em três segmentos: facial, capilar e corporal.

Kamila Araújo

“Os tratamentos que faço iniciam na avaliação da pele do paciente, dos hábitos e qual a sua alimentação. Depois de analisar esses três pilares, eu indico as argilas necessárias para atender às suas necessidades e iniciamos a aplicação dependendo da demanda da pele de cada pessoa”, explicou a argiloterapeuta Kamila Araújo.

As máscaras de argila são consideradas as preparações cosméticas mais antigas feitas com o produto. A máscara favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele, promovendo a esfoliação tanto da pele quanto do couro cabeludo, além de absorver toxinas e impurezas.

“A argila pode ser aplicada praticamente no corpo todo. Os lugares que devem ser evitados são as mucosas. A argila no couro cabeludo é indicada para o controle da queda e oleosidade, sendo a verde, a preta e a branca as mais utilizadas. Já no rosto todas as cores entram em cena. Cada cor tem uma função, mas na maioria dos casos lido com problemas de acne e nessas situações usamos a argila verde”, disse.

Benefícios da argila 

Os benefícios da argila se dão por intermediação. A argila é um fator de ativação de funções. Quando aplicada sobre a pele, induz que aquela determinada área seja tratada pelo próprio corpo, mas ao mesmo tempo também absorve impurezas. De efeito imediato a argila pode proporcionar relaxamento, auxílio na cicatrização, clareamento, entre outros. 

“Trabalho com as argilas nas cores: verde, amarela, branca, preta e rosa”, informou Kamila. Além destas, ainda tem a vermelha, a marrom e a cinza.

“Para peles oleosas, uso a verde, pois esta atua controlando a oleosidade, cicatrizando a acne, estimulando o efeito clareador e fechando os poros. Também pode ser usada em inflamações e machucados. Já a argila preta eu uso em peles oleosas e com acne em estágio mais grave, ou cravos. É ideal ainda para pessoas que utilizam muita maquiagem ou que estão expostas a alta frequência de poluição, pois agem com ação antioxidante e purificante”, informou. 

“Para manter a hidratação da pele, amarela. Ao longo dos anos, a nossa pele perde o viço e o colágeno. Uma boa alternativa é fazer o tratamento com a argila amarela, pois ela é altamente hidratante. Para clarear, a argila branca, excelente no equilíbrio do PH da pele. É a argila mais suave, depois da rosa, e pode ser utilizada combinada com chás de camomila. A argila rosa é ideal para peles sensíveis. Trata delicadamente e é sempre indicada para pessoas alérgicas, com rosáceas ou pequenos ferimentos, e arranhões”, completou. 

A título de curiosidade, a argila mais rara é a marrom, ótima para tratar acne e manter a pele mais jovem.

Tratar em casa

As argilas existem em praticamente todo o mundo, mas é preciso tomar cuidado com a sua utilização. Existem argilas para a área da construção civil, cuja esterilização é muito baixa e o PH não é o ideal para a pele.

“Na Amazônia temos argilas só nossas, mas também devem ser adquiridas em lojas de produtos naturais devidamente certificados e identificados, isso significa que ela deve ter passado pelo processo de avaliação de um químico. Existem muitos locais naturais onde você pode facilmente se banhar com a argila, nas margens dos rios, mas evite essa prática popular. Os grãos ali estão irregulares e podem gerar micro-lesões na sua pele”, alertou.

Argilas da Amazônia

E qualquer pessoa pode se tratar em casa, sem problema algum de efeito colateral, porém, deve pesquisar a respeito, em tutoriais confiáveis, para realizar o procedimento com segurança.

“O tratamento profissional é mais direcionado, pois você estará tratando especificamente sua necessidade de maneira segura. Só utilize argilas se tiver conhecimento da procedência, se é a cor que precisa e qual a maneira correta de aplicação na sua pele, caso contrário, você pode gastar material ou, na pior das hipóteses, ter uma alergia ou piora do quadro que quer tratar. Se tiver dúvidas, consulte um profissional de sua preferência”, finalizou.

Kamila possui a loja virtual Kuartzo: @kuartzo.loja, na qual promove atendimentos gratuitos e vende variados tipos de argila de acordo com a necessidade do cliente. Informações: 9 9974-0426.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar