Pesquisar
Close this search box.

Arábia Saudita e Egito discutem acordo

O ministro de Relações Exteriores saudita, príncipe Saud al Faisal, reuniu-se com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, para detalhar as conversas sauditas com o líder do Hamas sobre a possibilidade de reconciliação com o grupo palestino rival Fatah, mas indicou ser improvável que seu país sediar novas negociações.
Após fechar um acordo entre os grupos em 2007 e receber Khaled Meshaal no domingo, analistas esperam que a Arábia Saudita tenha um papel central para a realização de eleições palestinas e a criação de um governo de unidade.
Meshaal disse que após as conversas de domingo está perto de se reconciliar com o Fatah, que controla a Cisjordânia e é liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
“A questão de reconciliação está totalmente nas mãos dos irmãos egípcios”, disse o ministro de Relações Exteriores saudita, durante coletiva de imprensa em Sharm el Sheikh após conversas com o presidente egípcio e o ministro de Relações Exteriores Ahmed Aboul Gheit.
O príncipe Saud disse não ter obtido uma resposta positiva de Meshaal para assinar um acordo de reconciliação proposto pelo Egito há um ano após a ofensiva de Israel em Gaza, controlada pelo Hamas.
O Egito tem mediado conversas entre o Hamas e o Fatah para tentar chegar a um acordo entre os dois grupos, mas a visita de domingo foi o primeiro encontro conhecido entre autoridades sauditas e do Hamas desde que a Arábia Saudita mediou o acordo de Meca, em 2007.
Antes das conversas, Nabil Abdel Fattah, analista egípcio do Centro de Estudos Estratégicos al-Ahram, disse que “a Arábia Saudita terá um papel nas disputas internas entre a Autoridade Palestina e o Hamas”.
Além de participar de discussões regionais sobre a possível retomada das negociações de paz entre Israel e os palestinos, a Arábia Saudita tem aumentado sua atenção com o vizinho Iêmen, cujo governo lançou uma grande ofensiva contra a Al Qaeda.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar